quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Rosalba busca recursos federais para UERN

A senadora Rosalba Ciarlini usou a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) como referência ao processo de interiorização e oportunidade de acesso à educação superior brasileira. Foi durante a votação do projeto que determina a participação da União no financiamento de universidades mantidas pelos Estados, na Comissão de Educação (CE).

‘‘O projeto é meritório, pois em muitas regiões aonde a educação superior federal não chega, as universidades estaduais dão oportunidade de acesso aos jovens. Foi assim na minha terra, Mossoró. Antes da universidade federal (UFERSA) chegar, a UERN já permitia o acesso ao ensino superior’’, lembrou, destacando, ainda, o processo de expansão implantado pela instituição na capital e em todas as regiões do Estado.

Na opinião da senadora, com a aprovação desse projeto não há necessidade da UERN buscar a federalização. A Universidade continuará com o orçamento estadual, ganhando suporte financeiro federal para o aumento da oferta de vagas e qualidade de cursos.Embora o projeto de autoria do senador Osmar Dias (PDT/PR) não estabeleça o percentual que deverá ser repassado aos Estados, Rosalba considerou que ele deveria ter sido imediatamente aprovado, até porque tem caráter terminativo.
A votação foi adiada por causa de um pedido de vistas feito pela líder do PT, Ideli Salvatti, achando que é preciso se saber a fonte e forma de repasse e se não haverá enfraquecimento no processo de implantação de universidades federais, conforme argumentou.

Nenhum comentário: