terça-feira, 18 de setembro de 2007

Campanha nacional estimula jovens a dirigir com responsabilidade


Brasília - A Semana Nacional de Trânsito começa hoje (18) como o tema O jovem e o trânsito, escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O tema reforça as diretrizes internacionais publicadas para 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Pan Americana de Saúde (OPAS). A campanha vai até o dia 25 de setembro.

Segundo a coordenadora de Educação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Juciara Rodrigues, o Contran divulgou o tema da Semana Nacional de Trânsito em fevereiro para que todos os orgãos e entidades do sistema pudessem desenvolver campanhas no decorrer do ano.

“É importantíssimo que as campanhas e que todo o trabalho seja permanente e constante. Essa permanência é que vai fazer com que realmente as nossas iniciativas sejam perpetuadas”, afirma a coordenadora. “Os jovens, na idade de 18 anos, ou quando tiram a sua permissão para dirigir, se consideram extremamente onipotentes. Portanto, cometem determinadas ações perigosas no trânsito, como a velocidade e a combinação de álcool e direção.”

Como parte da campanha, o Contran iniciou um trabalho com a TV Cultura para apresentação de uma série de 20 programas educativos, chamada Trânsito Consciente. Será lançado um caderno de reflexão de comportamento no trânsito para alunos do ensino médio.

De acordo com levantamento do Denatran, o Brasil tem mais de 40 milhões de condutores - 30% com menos de 30 anos. Em relação às vítimas de acidentes de trânsito, os jovens entre 18 e 29 anos representaram 32% dos mortos em 2004 e 43% em 2005. Em relação aos feridos, eles foram 43% das vítimas registradas nesses dois últimos anos.

Nenhum comentário: