terça-feira, 11 de setembro de 2007



Brasil terá eclipse solar parcial nesta terça


Depois de perder o eclipse da Lua, vem aí um eclipse solar (que eu vou perder também). Dia 11 de setembro teremos um eclipse parcial do Sol e a regra agora é quanto mais ao Sul melhor.


O máximo deste eclipse deve ocorrer sobre a beirada do Oceano Atlântico, quase no Oceano Pacífico, em regiões polares. Isso deve acontecer às 9:31 e, mesmo nesta região, apenas 75% do Sol ficará encoberto durante o máximo do eclipse. Por isso, este é um eclipse parcial e não total.


Para quem estiver no Brasil, o melhor lugar para observar este eclipse será a região Sul, mas lugares tão ao Norte quanto o Acre poderão ver ao menos um pedacinho do Sol faltando.


A Terra deve tocar a penumbra da Lua às 7:25 e deve começar a sair dela às 11:36 (horário de Brasília).Estes dados foram calculados por Fred Espenak da Nasa.

Clique aqui para ver os horários do evento e a percentagem do Sol que deve parecer encoberto na respectiva cidade.



Como observar um eclipse solar?



NUNCA diretamente! Você não vai conseguir ver o eclipse e provavelmente não vai conseguir ver mais nada depois... Se quiser olhar para o Sol, use um vidro de soldador, aquele vidro escuro usado em máscaras ou óculos especiais para soldadores. Nada de usar radiografias, filmes velados ou vidros esfumaçados. O risco de uma lesão permanente é quase certo.

Nenhum comentário: