quinta-feira, 6 de setembro de 2007


Cidades proíbem calças que mostram cueca nos EUA


Jamarcus Marshall, 17 anos, aluno de segundo ano em uma escola de segundo grau em Mansfield, Louisiana, acredita que ninguém tenha direito a lhe dizer em que altura deve usar seus jeans. "Essa decisão cabe à pessoa que está vestindo as calças", disse. As calças caídas de Marshall, estilo popularizado no começo dos anos 90 por artistas de hip-hop, estão se tornando violação do código criminal em número crescente de comunidades americanas, entre as quais aquela em que ele vive.

Começando na Louisiana, um esforço cada vez mais intenso das autoridades legislativas vêm impondo a norma de que calças usadas baixo a ponto de expor as roupas de baixo representam ameaça ao público, e leis locais estão sendo impostas para reprimir a prática. Desde 11 de junho, usar calças caídas é contra a lei em Delcambre, Louisiana, uma cidade de 2.231 habitantes cerca de 130 km a sudoeste da capital, Baton Rouge.

O estilo acarreta multa de US$ 500 ou mais, ou sentença de prisão de até seis meses. "No passado os moradores locais usavam cabelo comprido, mas nunca houve uma tendência tão ruim quanto a das calças baixas", disse a prefeita Carol Broussard.

Uma regra adotada pela cidade de Mansfield, de 5.496 habitantes, perto de Shreveport, sujeita os responsáveis pelo delito a uma multa (de até US$ 150 mais custas judiciais) ou a pena de prisão de até 15 dias. O chefe de polícia local, Don English, disse que a lei, que entrará em vigor em 15 de setembro, tem por objetivo estabelecer uma boa imagem cívica.



Nenhum comentário: