quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Não consumir carne diminui aquecimento global

Diminuir o consumo diário de carne reduz o aquecimento global. Um estudo publicado pela revista britânica The Lancet , mostra que isso poderá ser visto em países desenvolvidos até 2050.

A pesquisa dirigida por Anthony McMichael, do Centro Nacional de Epidemiologia e de Saúde das Populações de Canberra, na Austrália defende a idéia de que se não houver nenhuma redução das emissões dos gases que provocam o efeito estufa ligados ao gado, o consumo de carne deverá baixar para 90g diários por pessoa para estabilizar as emissões.

O consumo de carne vermelha diminuiria cerca de 50g por dia. O gás metano é responsável pelo efeito estufa. Seria necessário diminuir para 50g por dia o consumo de carne vermelha procedente de ruminantes, que emitem metano, gás que também é responsável pelo efeito estufa. O consumo médio diário de carne está em 100g por pessoa no mundo, com uma diferença de 200 a 250g nos países desenvolvidos e 20 a 25g nos países pobres.

Ao todo 22% das emissões mundiais de gases que provocam o efeito estufa são originadas da agricultura, uma proporção considerada superior à dos transportes. Conforme afirma o estudo é o responsável por quase 80% das emissões agrícolas

Um comentário:

Unknown disse...

Caro Círius, seu blog já tem link direto no Grande Ponto. Vi que o GP está linkado no seu blog também, mas há um erro depois do .com (há vários elementos que matam o endereço). Peço que ajeite o endereço. Forte abraço.
Alexandro Gurgel
www.grandeponto.blogspot.com