quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Brasil emitirá 13 toneladas de gases a menos em 2008, prevê representante do governo


O Brasil deve emitir 13 milhões de toneladas a menos de gases considerados causadores do aquecimento global, como gás carbônico e gás metano, em 2008. A informação é de José Miguez, secretário executivo da Comissão Interministerial de Mudança Global no Clima, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

A previsão é que a redução ocorra com a implantação de 105 projetos aprovados pelo Conselho Executivo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), órgão internacional composto por membros de países que avalia iniciativas para aumentar a eficiência na produção de energia diminuindo danos os danos ao meio ambiente.

Em entrevista à Agência Brasil, Miguez informou que outros 133 projetos já foram aprovados e devem ser implementados nos anos seguintes, quando a redução na emissão dos gases deve atingir 26 milhões de toneladas anuais.
Os dados colocam o Brasil em terceiro lugar entre os países com maiores reduções de emissões projetadas até 2012, responsável cerca de 10% do total estimado. O primeiro é China, que deverá ser responsável por 50%, e o segundo, a Índia, com 29% das reduções.

José Miguez participou hoje (19), no Rio de Janeiro, da Conferência Internacional Rio + 15, seminário promovido por uma empresa da área de projetos para redução de emissão de gases causadores do efeito estufa, para avaliar desafios e perspectivas no combate ao aquecimento global 15 anos depois da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento, a Rio-92 (ou Eco-92).

Nenhum comentário: