quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Uern concederá Comenda Medalha da Abolição ao ministro Gilberto Gil

Ao completar aniversário de 39 anos de fundação, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) homenageará o ministro da Cultura, Gilberto Gil, por meio da Fundação Cultural Palmares com a Comenda Medalha da Abolição. A Assembléia Universitária em alusão à data marcada para as 20h do próximo dia 28 no Teatro Municipal Dix-huit Rosado contará com a presença do presidente da instituição, Edvaldo Mendes de Araújo.

Zulu Araújo, como é conhecido, realizou inúmeras palestras e participou de seminários e encontros sobre temas como - Influência da Cultura Negra na Bahia e no Brasil, Racismo e Preconceitos Racial no Brasil, O Negro no Carnaval da Bahia, Presença e Participação do Negro nos Partidos Políticos Brasileiros, Violência Policial e Racismo, dentre outros, em escolas, sindicatos, universidades, igrejas, associações de moradores, rádios, jornais e televisões, tanto no Brasil quanto no exterior.

A Comenda Medalha da Abolição também será dada à governadora Wilma de Faria e ao professor e ex-reitor da UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido), Benedito Vasconcelos Mendes.

Além das Medalhas da Abolição serão concedidos Títulos de Doutor e Professor Honoris Causa, Professor Emérito e Diplomas de Mérito Administrativo.

Desde quando foi criada pela Lei Municipal nº 20/68, de 28 de setembro de 1968, com a designação de Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (FURRN), a hoje Uern passou por muitos momentos de dificuldades.
Para o atual reitor da Uern, professor Milton Marques de Medeiros, a instituição ainda tem muito o que avançar, embora reconheça as inúmeras conquistas obtidas até então.

"A nossa Universidade ainda é jovem, vem se estruturando, ganhando seus espaços, mas já tem muitas projeções como universidade pública, gratuita e de qualidade, assumindo seu papel de educar e formar, cada vez melhor, oferecendo um número maior de cursos", destacou.

A sua estadualização 20 anos atrás trouxe alguma melhoria. Dezoito novos cursos no Campus Universitário Central e nos campi avançados da instituição. Nos últimos cinco anos a instituição dobrou o número de vagas ofertadas, de 1.200 para 2.400; e a quantidade de matrículas de alunos pulou de 7.000 para 10.893.

Fonte: O mossoroense 19-09-07

Nenhum comentário: