quarta-feira, 28 de outubro de 2009



Senhor Pizza em Natal

Na última sexta-feira a Distribuidora Eloi Chaves trouxe até Natal um dos principais nomes do país na produção de pizzas, o Senhor Pizza, que juntamente com outro grande nome da gastronomia nacional, Alexandre Bispo (contratado da distribuidora) fizeram oficinas (aquelas palestras) seguidas de um rodízio de pizzas, onde pudemos conferir novidades como: pizza de cebola caramelizada e outras com a massa no sabor chocolate ou morango. Na ocasião o Senhor Pizza ainda nos mostrou alguns vídeos com suas participações em programas de grande audiência nacional.

Chefs Alexandre Bispo e Senhor Pizza..jpg


Cozinha experimental da Eloi Chaves..jpg


Pizza de frango catupiry e pasta de azeitona..jpg



Centro Madrelingua promove Dia do Macarrão neste sábado


Pelo décimo ano, o Centro di Cultura Italiana Madrelingua em Natal, celebra o Dia Internacional do Macarrão (25 de outubro) com o evento “È Ora di Pasta!” - Festa do Macarrão. A comemoração foi realizada no sábado (24) na sede da Madrelingua a partir das 20h30 e contou com uma mostra de documentos, gravuras e fotos que narram a verdadeira história desse alimento, organizada pelo diretor do Centro di Cultura Italiana, Michele Maisto.

No jantar, foi servida como entrada uma fantasia de bruschettas (tomate seco, pesto de manjericão, antipasto mediterrâneo e pasta de tomate seco) do Mediterrâneo Buffet; como prato principal, três massas: ao pomodoro e basilico, ao pesto, e à carbonara, preparadas pelo chef Rodrigo Carvalho, recém voltado da Itália depois de uma temporada na prestigiada Costa Esmeralda da ilha da Sardenha. Rodrigo Carvalho é professor do Curso de Cozinheiro do Hotel Barreira Roxa e chef do La Mouette Buffet em Natal.


As origens do macarrão.

Por quem, quando e onde foi “inventado” o macarrão? Até não muito tempo atrás a lenda dizia que o mercador veneziano Marco Polo (1254-1324), ao voltar da China, teria introduzido a receita na culinária italiana. Entretanto, existem provas que mostram que tudo começou antes e em outro lugar.

A mistura de água e farinha de trigo duro (triticum durum) já era conhecida na Mesopotâmia e na área do Mar Mediterrâneo desde 1.000 a.C. Mas é na Sicília do século XII que a realidade prevalece sobre a lenda. Em 1154 o geógrafo árabe Al-Idrisi presenteia o rei normando Rogério II da Sicília (no Sul da Itália) com um livro, no qual ele descreve que “... em Trabia (cidade que ainda hoje existe) fabrica-se uma massa filiforme, a itriya e expedem-se grandes cargas em navios para a Calábria (região da Itália) e outros países do mundo islâmico...”. Deduz-se, então, que se essa massa podia viajar durante semanas sem se deteriorar, só podia ser na forma de massa seca, isto é, mistura de água e farinha de trigo duro colocada ao sol escaldante daquela região. Assim nasceu o macarrão que conhecemos hoje.

A partir desse momento, outros documentos (que estarão expostos na mostra) provam a difusão do macarrão ao longo do tempo pela Península Italiana e que mais tarde, se difundiria no mundo inteiro.


Escolha do melhor Pastel de SP

Ainda este final de semana que se passou aconteceu a escolha do melhor Pastel de São Paulo. O evento contou com centenas de participante que foram avaliados por diversos especialistas em Gastronomia, segundo os jurados o segredo para ser campeão é a massa crocante e o recheio bem temperado.



Programa Mais Você comemora dez anos.

O programa da Rede Globo, Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, está completando dez anos de existência e para comemorar a data sua apresentadora está lançando um livro com as dez melhores receitas de cada ano fazendo um total de cem receitas ilustradas, em breve nas livrarias.

Nenhum comentário: