terça-feira, 6 de outubro de 2009

Bom exemplo:Itaú entra no programa de coleta seletiva de lixo

Sabendo que o lixo é um dos maiores problemas que afeta diretamente as questões sociais e ambientais, a Prefeitura Municipal de Itaú, através da Secretaria Municipal de Urbanismo, Agricultura, Associação dos Catadores de Lixo (ASCALI) e Caern, desenvolve um trabalho com o intuito de minimizar tal problema, onde estará colocando em prática a partir do último dia 2, o projeto: Itaú na Coleta Seletiva, nem todo lixo é lixo.

Para implantar o projeto, que se apresenta como uma oportunidade para a conscientização da comunidade itauense sobre a importância da reciclagem do lixo, visando à proteção do meio ambiente e à redução do desperdício, a população será conscientizada, com um trabalho nas escolas, bairros, ruas, comércio local, entre outros órgãos, sobre a importância de se fazer diariamente a coleta seletiva de lixo, utilizando os recursos disponíveis.

"É importante saber que a população cresce em níveis geométricos e, juntamente com ela, cresce a produção do lixo. Estimando-se que cada ser humano produz em média 0,5kg a 1,5kg de lixo diariamente e multiplicando pelo total da população do mundo, que é cerce de 6 milhões de pessoas, teremos 4,5 bilhões de quilos de lixo produzido diariamente", comentou o diretor da Caern, Nilton Carvalho, que se mostra muito preocupado com as questões ambientais.

O prefeito Edson Melo pede o empenho de todos nessa luta. "Conto com todos os itauenses na realização desse projeto, onde podemos ganhar e aprender muito com o lixo. Chegou a hora de ver que lixo é um luxo", disse.

O projeto "Itaú na coleta seletiva, nem todo lixo é lixo" produzirá ganhos para a comunidade em geral. "A partir de então, vamos vender nosso lixo para cooperativas de catadores, que no município tem a Ascali e o dinheiro arrecadado servirá para ajudar entidades carentes", enfatizou o diretor do centro municipal de ensino rural, Márcio Melo.

O lançamento oficial do projeto aconteceeu sexta-feira, às 18h, no clube Acre, com a apresentação oficial do projeto, realização de palestras e exposições de trabalhos. Na ocasião o coral da Caern, Som das Águas, estará se apresentando como atração principal do evento. A Prefeitura, juntamente com a Caern local, estará instalando latões nos pontos estratégicos na cidade a partir da próxima semana. Está confirmada para o evento a presença de autoridades do município e lideranças políticas da região.

A administração municipal estará realizando ainda treinamento com seus servidores, para uma melhor utilização de equipamentos, como: copiadora, impressão de documentos e com a criação de uma página na internet com link que tenha sugestões e perguntas sobre o assunto. Toda programação será aberta à população em geral.
Para o prefeito Edson Melo, a educação ambiental deve ser trabalhada de forma integrada, continua e permanente em todos os níveis e modalidades de ensino, como previsto nos parâmetros curriculares nacionais, os quais servem como subsídios para a prática pedagógica.

O Programa de Coleta Seletiva na cidade de Itaú vai possibilitar a geração de renda, emprego e inclusão social para muitas pessoas. A importância do programa não se restringe ao seu caráter social, afinal de contas, a preocupação ambiental acompanha as diretrizes que norteiam a coleta seletiva. Assim explicou o prefeito Edson Melo, que está otimista quanto à realização do projeto.

Logo pela manhã acontecerá uma caminhada pelas ruas da cidade. Este ato tem como objetivo orientar toda população por meio de carro de som, faixas e distribuição de panfletos, sobre a questão ambiental no Brasil e no mundo, que se tornou um tema amplamente debatido em todos os meios, mostrando também que um ambiente em equilíbrio reflete na qualidade de vida dos povos em geral.

Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: