terça-feira, 20 de outubro de 2009

2010 DE CIMA PARA BAIXO

Enquanto as cabeças poderosas não batem o pé e tomam uma decisão coesa, especulações e farpas são lançadas de todos os lados.

Na oposição, nada segura Rosalba que, além de está na boca do povo, não tem interessados na vaga ao governo dentro do seu grupo e ainda leva vantagem com o apoio que até agora se mostrar irredutível do senador Garibaldi Alves, apoio esse escancarado depois de ter sido dito até ao presidente Lula em reunião semana passada.

No lado da governadora chega a ser hilária a briga interna entre os postulantes a vaga de candidato ao governo. Iberê, não solta o osso porque, além de já ser governador a partir de abril, tem dois grandes apoios. Wilma, que vê nele base para sua candidatura ao senado, já que seu vice- governador estará na cadeira da governadoria em abril, e Henrique, que persegue a união da base que dá sustentação ao governo federal com o único intuito de ser o próximo presidente da câmara dos deputados.

Robinson Faria, com o apoio de João Maia também não abre mão da candidatura devido a posição privilegiada nas pesquisas que o coloca em primeiro lugar dentro do grupo. Por fora, Carlos Eduardo, acompanhado do pai, vai forçar até encontrar um lugarzinho ao sol.

Já João Maia parece perder fôlego a cada dia que passa e deve se virar agora para manter sua vaga na câmara ou tentar uma vaga para disputar o senado ou ser vice de algum dos grupos.

As decisões não devem passar de janeiro e até lá muito ainda vai acontecer e as acomodações dirão como daqui deveremos nos postar.


PORTALEGRE ESPERA POR DEFINIÇÕES.

Essa pequena explicação da situação dos que buscam concorrer ao governo foi para tentar mostrar com as coisas estão lá encima e como estão por aqui. Como estão as lideranças portalegrenses no meio dessa briga, quais posições já tomaram e como podem agir, a partir das posturas da liderança estaduais.

Aqui em Portalegre algumas posições já foram declaradas e outras esperam o tempo certo e outras não devem fugir da lógica.

Os Democratas parece ser o único partido que tem chama praticamente formada e declarada coisa que o faz levar vantagem com o eleitorado consciente, uma vez que, do seu lado não existe espaços para mudanças de posições e acordos de última hora. O líder do partido, vereador José Augusto já dá como certo o apoio as candidaturas à reeleição do senador José Agripino, do deputado federal Felipe Maia e do deputado estadual Getúlio Rêgo. Também já declarou que apoiará a reeleição do senador Garibaldi Alves. Para o governo estadual, o vereador espera apenas uma posição do seu partido para declarar seu apoio a sua companheira democrata Rosalba Ciarline.

O chapa do prefeito pmdbista Euclides Pereira ainda espera por definições na ponta da pirâmide, mas já conta com algumas decisões declaradas. Para o governo estadual, o prefeito já declarou deseja apoiar a senadora Rosalba. Para as duas vagas ao senado, não há dúvida que Euclides pedirá voto para Garibaldi. Já o seu segundo voto, caso não seja impedido pelo partido, Euclides já declarou o desejo de votar no senador José Agripino.

Nada declarado ainda pelo prefeito quem serão seus candidatos a assembléia legislativa e a Câmara dos Deputados. Para a Assembléia transitam na órbita do prefeito o ex-deputado Elias Fernandes que sempre teve o apoio de Euclides e o deputado Getúlio Rêgo que desde 2006 tem transito livre e não sofreu empecilhos para seu o mais bem votado em sua cidade.

Para a Câmara dos deputados Euclides se vê em vias de apoiar o deputado Felipe Maia, Segundo deputado mais bem votado em 2006 e que, desde a morte de Nélio dias, deputado do prefeito, vem fazendo as vezes de deputado de Portalegre. Por fora correm os deputados Betinho Rosado, que tem mostrado interesse em ajudar Portalegre e receber apoio do prefeito e Henrique Alves líder do partido do prefeito que mesmo sendo apoiado várias vezes aqui em Portalegre virou as costas para acidade nos últimos anos e vem de mancinho tentando recuperar os espaços perdidos.

Já o vereador Neto da EMATER, líder do PP, tem dois caminhos: ou segue por onde Euclides seguir ou espera uma decisão de Robinson Faria que controla a legenda no Estado, para tomar e declarar suas posições. Como, em tese, não sabe para onde seu partido vai, uma vez que Robinson pode se acomodar no bloco do governo, onde está agora, sair candidato independente ou desembarcar na oposição, como no caso do prefeito Euclides, para Neto, muita coisa vai depender de acordos e alianças para bater o martelo e tomar todas as decisões.

O podemos perceber hoje é que o tempo vai passando, os cabeças ficam nesse chove não molha e nós daqui, poderes mortais, temos muito pouco no que se segurar.

De certo mesmo é que Portalegre ferverá em 2010 e certamente a eleição do ano que vem ditará os rumos de 2012. É esperar para ver quem se sairá melhor e terá bala à frente.

Nenhum comentário: