terça-feira, 27 de outubro de 2009

NOTAS DA SERRA 27-10

CHUVA

Pois é, tem chovido na serra em pleno final de outubro. Não muito, mas de causar estranheza num período do ano em que raramente acontecem precipitações. Em todo caso, a chuva baixa poeira e o tempo nublado deixa o clima mais frio. Infelizmente é ruim para safra do caju.



AGRADECENDO

Continuando a boa tarefa de agradecer a todos os assessores, jornalistas e colunistas que nos enviam matérias hoje agradecemos a Keyson Cunha, assessor da prefeitura de Ipanguaçu, Leonardo Sodré, assessor das prefeituras de Assu e Extremoz e Daniel Cabral assessor da prefeitura de São Gonçalo do Amarante.
A todos o nosso muito obrigado pela confiança no Blog Na Serra de Portalegre



PMDB com Rosalba

Todo mundo sabe que todo mundo sabe que as bases do PMDB do Rio Grande do Norte querem apoiar a candidatura da senadora democrata Rosalba Ciarlini ao Governo do Estado em 2010. Na contramão do desejo peemedebista apenas o presidente estadual da sigla, deputado Henrique Alves, por motivos de domínio público. Os interesses individuais, em Brasília (DF), falam mais alto. Agora, está cada vez mais difícil Alves argumentar contra o apoio do PMDB à postulação da democrata, mesmo que o partido não venha estabelecer, de forma oficial, aliança com o DEM. As manifestações pró-Rosalba avançam no seio do peemedebismo em todos os cantos e recantos do Rio Grande do Norte. No fim de semana, foi a vez de Caicó assumir a posição. Na Convenção Municipal do PMDB, as lideranças assumiram o apoio a Rosalba, desde o vereador Lobão Filho, eleito presidente da sigla, até o aluizista Manoel Torres. As manifestações se repetiram ontem em Mossoró, durante a comemoração de aniversário da senadora, a partir da presença maciça do PMDB de Mossoró, capitaneado pela ex-vereadora Izabel Montenegro e peemedebistas da região. Dos 11 prefeitos presentes à Missa em Ação de Graças na Igreja de São José, cinco vestem a camisa peemedebista: Bibi de Nenca (Campo Grande), Jackson Queiroga (Olho D’Água do Borges), Gorete Pinto (Apodi), Lanice Ferreira (Governador Dix-sept Rosado) e Francisco Gomes Batista (Porto do Mangue). Esses prefeitos, além do apoio que receberam de Rosalba em 2008, são conscientes de que a aliança com o DEM é o caminho mais curto para viabilizar a reeleição do senador Garibaldi Filho. São motivos mais do que convincentes para conduzir o processo de aliança que parece cada vez mais provável. Resta saber, porém, se Henrique Alves, aceitará rifar o projeto de suceder o colega Michel Temer na presidência da Câmara dos Deputados, para preservar o mandato do primo Garibaldi. Uma dúvida que ele, Garibaldi e o PMDB carregarão pelos próximos meses. Porém, com uma certeza: as bases peemedebistas já tomaram a sua decisão. (César Santos)



Ele não está falando só

O ex-deputado Laíre Rosado anunciou que votará em Wilma de Faria (PSB) e José Agripino (DEM) para o Senado em 2010, ressaltando que não tem motivo para apoiar Garibaldi Filho (PMDB). Embora afirmando que a sua posição não tem nada a ver com as deputadas Sandra e Larissa e o vereador Lairinho, esposa e filhos, o fato é que Laíre antecipa os votos do rosadismo, que conduz o PSB de Mossoró, e coloca mais lenha na fogueira da base aliada wilmista-lulista no RN. (César Santos)



O troco

O rosadismo transfere a sabedoria popular para a política: “nada melhor do que uma campanha atrás da outra”. Em 2008, o grupo sonhava repetir em Mossoró a aliança wilmista-lulista, estabelecida em Natal, em prol da deputada Fátima Bezerra (PT). Sem sucesso. Garibaldi disse que não apoiaria a candidatura de Larissa, porque já tinha compromisso com a reeleição da prefeita Fafá Rosado (DEM). Sandra prometeu dar o troco. (César Santos)



Funcionários Públicos Estaduais terão feriado estendido por quatro dias

A governadora Wilma de Faria adiou para a sexta-feira, o dia do servidor público estadual, que é comemorado oficialmente no dia 28 de outubro, data em que as repartições públicas estaduais não funcionam.

Com a transferência, funcionarão no próximo dia 30, somente os serviços essenciais como hospitais, delegacias de plantão, Corpo de Bombeiros e o Samu Metropolitano.

Com a mudança do feriado, os servidores serão beneficiados com quatro dias de folga uma vez que na segunda-feira, 2 de novembro, Dia de Finados, é feriado nacional.

O calendário de pagamento dos servidores não sofrerá qualquer alteração, sendo os salários efetuados nos dias 29 e 30. (Giro pelo Estado)



(IN) DEFINIÇÕES

Semana passada trouxemos postagem sobre as indefinições dos lideres portalegrenses sobre a quais candidatos devem apoiar na campanha do ano que vem. Depois disso já quem me jure que o prefeito Euclides já bateu o martelo em pelo menos três candidaturas. Todas serão com candidatos do seu partido. Segundo informações Euclides apoiará o senador Garibaldi Alves à reeleição, apoiará a tentativa de ressurreição do ex –deputado Elias Fernandes à Assembléia Legislativa e tentará fazer os eleitores portalegrenses votarem novamente no deputado federal Henrique Alves.

Também soube que para o governo e para a outra vaga do senado o prefeito vai ouvir a governadora Vilma e saber o que ela tem para Portalegre. Caso aceite a proposta da governadora votará nela e no seu candidato ao governo, caso desista de confiar e esperar por Vilma apoiará as candidatura de Rosalba e José Agripino.

Pra mim nada de novidade nas informações que chegaram. Todas as três candidaturas já haviam sido ventiladas pelo blog. Só estou Estranhando o prefeito apoiar novamente Henrique Alves. Se era pra voltar a apoiá-lo porque o preteriu por duas campanhas. Em tese, se Euclides trocou Henrique por Nélio Dias desde 2002 foi porque Henrique era inferior na capacidade de atrair recursos para o município. Então, ou Henrique hoje recuperou essa capacidade, ou vamos perder com sua volta como “o deputado de Portalegre”.

Nenhum comentário: