sábado, 24 de outubro de 2009



Olá, quero começar a escrever esta coluna em primeiro lugar agradecendo a todos os veículos de comunicação que gentilmente estão nos cedendo espaço para que possamos aqui mostrar um pouco do que realmente é a gastronomia: simples, apreciada por todos e acessível a todos. Quero falar dos eventos gastronômicos e dos restaurantes que freqüento por aí a fora, mas também da gastronomia da nossa cidade Pau dos Ferros e região, teremos ainda receitas, críticas e muito mais. GASTRONOMIA SEM FRESCURA será publicada sempre as quarta-feira s, hoje especialmente estamos escrevendo sobre a nossa ida ao Sexto Festival Gastronômico de Pipa e registrando a oficina do Chef Sandro Bianchini.

Durante o período de 10 a 18 de Outubro aconteceu o Sexto Festival Gastronômico de Pipa e nós estivemos lá para conferir e captar as novidades do mundo gastronômico para podermos levá-las até você. O Festival “da Pipa”, forma carinhosa como a praia é chamada pelos seus nativos e freqüentadores, é na minha opinião um dos mais interessantes festivais do estado. Primeiro por ter seu próprio pólo gastronômico formado por restaurantes de Tibau do Sul, Sibaúma e pela charmosa rua principal da praia de Pipa repleta de restaurantes de todas as nacionalidades e também por ter um astral bem diferente, uma vez que acontece numa praia. Durante os dias de evento vários Chefs renomados fazem oficinas, acontecem ainda eventos paralelos como: a escolha do melhor feijão da cidade, degusta pipa (onde restaurantes e nativos da região vendem sua comida a preços simbólicos), concurso de alunos e o concurso de melhor prato aonde os jurados vão ao próprio restaurante para degustar o prato concorrente que ainda pode ser votado pelo público através da aquisição de um guia que custa R$ 15,00.




Quanto à oficina do Chef Sandro Bianchini, eu quero começar explicando que Oficina Gastronômica nada mais é do que Chefs de cozinha, Cozinheiros, ou até mesmo Apreciadores da Gastronomia cozinhando para que a platéia veja e aprenda, uma espécie de palestra. Bom, ainda na semana passada fomos até ao Hotel-Escola SENAC Barreira Roxa conferir a oficina do Chef Executivo de Cozinha do Grande Hotel Campos do Jordão - Hotel-Escola SENAC/SP, Sandro Bianchini, que começou sua oficina nos mostrando algumas de suas medalhas em Competições Gastronômicas pelo Brasil e pelo Mundo, logo em seguida deu início as suas Oficinas de Técnicas de Alta Gastronomia e Cozinha Fusão em Receitas Brasileiras, concluindo com Técnicas de Cozimento Avançado, ou seja, ele simplesmente nos mostrou que a alta gastronomia está na mistura dos ingredientes mais simples e na utilização do que temos de melhor na nossa região. O Chef Sandro Bianchini é um dos Tops na Gastronomia do nosso País.



Nenhum comentário: