quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Conferência discute políticas públicas ambientais

O Governo do Estado, através da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam), realizará nos dias 27 e 28 deste mês, a Conferência Estadual de Saúde Ambiental (Cesa). A conferência tem por finalidade eleger uma delegação para representar o RN na 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental, a ser realizada em Brasília, no mês de dezembro.

A Conferência de Saúde Ambiental traz como lema: Saúde e Ambiente - vamos cuidar da gente!, e o tema "A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis.

“A Conferência objetiva discutir e propor políticas públicas integradas entre saúde, meio ambiente e cidades. Mapear os grupos populacionais mais vulneráveis, processos produtivos e econômicos que interfiram no meio ambiente e na saúde para construir as seis diretrizes e doze ações estaduais que serão levadas para a conferência nacional”, explicou a subcoordenadora, Aline Rocha.

No mês de setembro a Suvam realizou Conferências nas seis unidades regionais de saúde, que contou com a participação dos municípios da jurisdição, envolvendo sociedade e órgãos públicos para discutir a ação do homem sobre a natureza e seus impactos sobre a saúde humana e os ecossistemas do planeta, designando propostas, diretrizes e ações a serem discutidas na Cesa. Cada regional elegeu cerca de 40 delegados para discutirem na etapa estadual sobre saneamento básico, uso de agrotóxicos, poluição do ar, educação ambiental, e outras questões que influenciam diretamente na saúde da sociedade.

A Cesa conta com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e a da Educação, que estão unidas para conscientizar a população sobre os problemas de saúde ocasionados pelos agravos ambientais. E será realizada no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves - Cemure, no bairro de Nazaré.

Nenhum comentário: