sexta-feira, 17 de maio de 2013

Secretaria de Recursos Hídricos oferece suporte para instalar consórcio do Alto Oeste

O Mossoroense

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) contratou quatro consultores para dar apoio técnico à implantação do Consórcio Público de Saneamento da Região do Alto Oeste.

Reunidos ontem no auditório da Semarh, os profissionais, que atuam na área ambiental, traçaram um plano de ação estratégica para o consórcio, de fato, começar a atuar, visto que ele já foi criado, inclusive já tem personalidade jurídica.

O Consórcio da Região do Alto Oeste é formado por 44 municípios. Os consultores contratados vão trabalhar junto aos gestores destas cidades, sempre abordando a temática de Resíduos Sólidos. "Junto à população, também vamos coletar dados em relação às potencialidades e dificuldades de cada lugar, no que diz respeito a destino de lixo, reciclagem, entre outros," disse um dos consultores, o engenheiro ambiental André Sampaio.

Visando apoiar os municípios do Estado no que diz respeito à gestão de resíduos sólidos, a Semarh fomentou a criação e organização de consórcios intermunicipais. Além do Alto Oeste, dois consórcios já estão devidamente criados: Seridó e Vale do Açu.

De acordo com a lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os lixões terão que ser extintos até 2014. A proposta é que se construa um Sistema de Aterro Sanitário. "A criação de Consórcios é fundamental para ajudar as prefeituras a resolverem o destino de seus lixos, pois serão eles os responsáveis pela administração do aterro de sua região", disse Jeni Melo, técnica da Semarh.

A Secretaria está elaborando projetos para a construção de três sistemas de aterro para destino final de lixo. Um em Caicó, para atender 25 municípios do consórcio do seridó; um em Assu que prioriza mais 25 municípios da região do Vale do Açu e Central e outro em Pau dos Ferros que atenderá 44 municípios do Alto Oeste.

Os recursos para a construção dos aterros da região da Alto Oeste e do Seridó já estão assegurados através de um convênio com a Fundação Nacional de Saúde e somam R$ 22 milhões, incluindo contrapartida do governo estadual.

Nenhum comentário: