quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Dilma assina dia 23 ordem de serviço para duplicar BR-304

Tribuna do Norte
Vinícius Menna
Repórter

A presidente Dilma Rouseff vai assinar a ordem de serviço da obra de duplicação da BR-304 no dia 23 de janeiro, durante a vinda a Natal para a inauguração da Arena das Dunas. Orçada em R$ 233 milhões, a obra na rodovia inclui a duplicação de 16 quilômetros da Reta Tabajara, construção de oito viadutos e a abertura de marginais em 21,7 quilômetros da rodovia, situados entre o Viaduto Trampolim da Vitória, em Parnamirim, e o entrocamento com a BR-226. A previsão de início das obras é a segunda quinzena de fevereiro.

Adriano AbreuDnit também deve iniciar este ano obras na BR-101 que incluem trincheira de acesso à Maria LacerdaDnit também deve iniciar este ano obras na BR-101 que incluem trincheira de acesso à Maria

O Departamento Nacional de Insfraestrutura de Tranportes (DNIT) – responsável pelos serviços na BR-304 – também deverá iniciar neste ano as obras complementares na BR-101, que envolvem a construção de seis viadutos, de uma passagem inferior (trincheira) para acesso a Avenida Maria Lacerda Montenegro, além de ampliação das marginais entre o Viaduto de Ponta Negra e o acesso a Pium, em Parnamirim. A apresentação das propostas está marcada para o dia 26 de fevereiro.

Para os trabalhos na BR-304, a empresa contratada foi a gaúcha SBS Engenharia. De acordo com o DNIT, serão construídos oito viadutos, sendo três deles no entorno de Macaíba. Um deles será erguido no girador que fica antes da chegada ao município, no sentido Natal-Macaíba. Em seguida, um segundo viaduto terá lugar no cruzamento da Avenida Jundiaí (primeira entrada de Macaíba). Mais a frente, na entrada da cidade que dá acesso a Prefeitura, um terceiro viaduto será responsável pela ligação da Avenida Geraldo Melo/ Rua Severino Galdino Ribeiro com a rodovia.

A instalação de outros cinco viadutos está prevista para o trecho que antecede o girador de Macaíba, ligando marginais a BR, e também ao longo da Reta Tabajara. De acordo com o superintendente regional do DNIT, Walter Fernandes, as desapropriações não deverão ser um problema para a obra, visto que “cinco ou seis” propriedades localizadas nas proximidades da entrada de Macaíba deverão passar pelo processo, somando cerca de 6 mil metros quadrados de área. “Praticamente toda a rodovia está dentro da faixa de domínio do DNIT”, afirma.

Segundo Walter Fernandes, a obra na BR-304 vai trazer mais segurança e permitirá maior fluidez para o trânsito na região. “A duplicação e adequação da Reta Tabajara vai contribuir para a diminuição do número de acidentes com mortes e vai melhorar o trânsito, que hoje é complicado”, diz.

A expectativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é que a duplicação da Reta Tabajara possa reduzir o número de acidentes de maior gravidade que ocorrem nesse trecho da BR-304. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que, de 2012 para cá, esses 16 quilômetros da rodovia registraram três mortes em cada ano. Foram 13 feridos graves contabilizados em 2012 e mais 10 no ano passado.

“A BR-304 perde para a BR-101 em número absolutos de acidentes, mas em gravidade ela supera”, explica o inspetor da PRF, Everaldo Morais.

Consultoria
O DNIT também vai contratar uma empresa para prestação de  consultoria e para supervisão da obra na BR-304. Com custo estimado em R$ 8 milhões, a licitação foi aberta no dia 3 de janeiro e a apresentação das propostas está marcada para o dia 24 deste mês, no formato pregão eletrônico (presencial).

Rodovias Federais
Pacote de obras para BRs-101 e 304 

O que vai ser feito?
Duplicação da Reta Tabajara (16 km) e construção de viadutos e de marginais em todo o trecho

Extensão: 21,7 km

Trecho: do viaduto Trampolim da Vitória, em Parnamirim, até o entroncamento da BR-304 com a BR-226, que liga a Mossoró

Viadutos:
à No girador que fica antes do Centro de Macaíba, no sentido de quem vem de Natal para o município
à Na Avenida Jundiaí (primeira entrada de Macaíba, que dá acesso ao centro e ao distrito Jundiaí)
à Na avenida Geraldo Melo/rua Severino Galdino Ribeiro (segunda entrada de Macaíba, que dá acesso a Prefeitura Municipal)
à Outros cinco viadutos ao longo da Reta Tabajara
Custo: 233 milhões

O que vai ser feito?
Construção de seis viadutos e de passagem inferior (trincheira), ampliação de marginais e drenagem entre o Viaduto de Ponta Negra e pórtico

Trecho: do Viaduto de Ponta Negra até o acesso da estrada que leva a Pium, em Parnamirim

Viadutos:
à Em Neópolis, onde hoje existe túnel que dá acesso à avenida das Alagoas
à Em frente à avenida Abel Cabral
à Em Emaús, no primeiro semáforo para quem vai no sentido Natal-Parnamirim
à Em frente ao Parque Aristófanes Fernandes (viaduto em formato girador)
à No cruzamento com a avenida Clementino Câmara, em Parnamirim
à Em frente ao acesso a Pium

Trincheira: em frente à avenida Maria Lacerda Montenegro

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