sábado, 4 de julho de 2009

Portalegre e Martins preparam festival


Polo Serrano - A Prefeitura de Portalegre anuncia para os dias 7, 8 e 9 de agosto I Festival de Gastronomia de Portalegre, com um diferencial do tradicional Festival de Gastronomia realizado anualmente no vizinho município de Martins, do dia 23 a 26 deste mês. Enquanto o primeiro terá como destaque os pratos preparados pelos pequenos produtores rurais do município, em Martins se destaca a alta culinária de vários Estados do país.

Os dois eventos foram idealizados para potencializar o turismo no Polo Serrano nesta época do ano. Em Martins já foram realizadas várias edições, sempre com a representação de grandes "chefs" da culinária nacional e uma série de shows com artistas regionais e também de renome estadual e até nacional. Neste ano, a prefeita Maria José ainda não divulgou à imprensa os nomes das atrações musicais, o que também não aconteceu no município de Portalegre.

O prefeito Euclides Pereira disse que deve anunciar as atrações nos próximos quinze dias. A empresa contratada pela Prefeitura para realizar o evento, Ira Marketing e Eventos, fez o lançamento durante os festejos juninos no mês de junho. O diretor da Ira, Ismaelson Rego, disse que o principal destaque do evento serão os pratos preparados pelos produtores da agricultura familiar do município. "Mas também teremos representações de grandes restaurantes", garante.Euclides Pereira completa, informando que o município de Portalegre está consolidando o seu calendário de eventos, com a realização de grandes eventos, como o São-João e agora o Festival de Gastronomia, que, segundo ele, vai promover o desenvolvimento do turismo e a interação cultural entre os pequenos produtores do município e os chefes que virão de fora.

Ismaelson Rego acrescenta que, em meio à ascensão gastronômica, Portalegre traz a proposta inovadora dentro de uma realidade financeira acessível, uma excelente comida, vinhos, fondues, música ao vivo e atrações culturais. "A proposta é propiciar dias maravilhosos num clima frio e agradável para todos aqueles que passarem pelo evento nos dias 7, 8 e 9 de agosto deste ano."

O festival foi projetado para ter uma estrutura de estandes montados para receber restaurantes e especialistas da área, que oferecerão seus principais pratos, bebidas, lanches entre outros. Cada restaurante representará sua especialidade culinária. Haverá massas, grelhados e frutos do mar. Cada um deles terá um cardápio com no mínimo cinco opções de pratos, dos quais apenas um será indicado pelo seu "chef" para concorrer ao prêmio que elegerá o prato vencedor do evento. Também está previsto um espaço para os pequenos produtores rurais do município de Portalegre mostrar os seus pratos preferidos. "O visitante pode esperar coisa simples, mas com certeza muito saborosa. Já estivemos visitando nesta semana algumas famílias que vão estar no festival e gostamos muito das propostas de pratos. O evento vai potencializar o turismo em Portalegre", diz Ismaelson Rego, lembrando que as reservas nos hotéis e pousadas devem ser antecipadas.

Jornal De Fato- 0406

Nenhum comentário: