sábado, 11 de julho de 2009

Executiva nacional do DEM confirma interesse na candidatura de Rosalba

Edilson Damasceno
Da Redação

A cúpula nacional do DEM não fala mais em pré-candidatura da senadora Rosalba Ciarlini ao Governo do Estado e trabalha com a tese de que é preciso aglutinar apoios para efetivar os números de pesquisas realizadas e que apontam a senadora em vantagem sobre os demais nomes. Na quinta-feira, em São Paulo, DEM e PSDB se reuniram para tratar de assuntos relacionados a 2010, e o Rio Grande do Norte foi incluído como uma das prioridades das duas legendas, no sentido de se garantir palanques para o governador mineiro Aécio Neves (PSDB), caso ele possa entrar na disputa pela presidência da República, ou para o governador paulista José Serra (PSDB) - que lidera as pesquisas.

Ficou definido que os dois partidos seguirão juntos no Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Bahia e Rio Grande do Norte. Em São Paulo, conforme material jornalístico veiculado ontem pelo Valor Econômico, a condução desse processo, de aproximar PSBD e DEM ficará sob a responsabilidade de José Serra.

A definição dessa espécie de acordo entre DEM e tucanos já foi ensaiada no Rio Grande do Norte. Durante encontro realizado pelo PSDB em Natal, a senadora Rosalba Ciarlini foi o destaque do evento, que reuniu também o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB).

Rosalba vinha evitando comentar que disputaria o Governo do Estado e recentemente disse que estava colocando seu nome à disposição do DEM para, depois, afirmar que era pré-candidata. Com a decisão da cúpula nacional dos Democratas, a pré-candidatura da senadora deixa de ser discutida para se trabalhar um projeto previamente definido.

A senadora não quis comentar o teor da reunião e disse que ficou sabendo que o senador José Agripino Maia (DEM) iria para um encontro com o PSDB em São Paulo. "Não fiquei sabendo do teor da conversa e, por isso, prefiro não comentar. Não tenho nada a declarar no momento", disse.

Rosalba prefere seguir a tática de esperar que as alianças para 2010 sejam postas oficialmente. Até lá, segue com a agenda de visitas ao interior do Rio Grande do Norte. Perguntada se estava conversando com o senador Garibaldi Filho, disse: "não houve quebra de diálogo com Garibaldi. Temos uma sintonia fina", afirmou, acrescentando que na quinta-feira os dois participaram de evento em Natal, onde foram homenageados pela Colônia de Pescadores, e que no domingo voltam a cumprir agenda juntos em dois municípios potiguares. "No domingo iremos para Currais Novos, prestigiar a vaquejada, e para Campestre (São José do Campestre), participar de comício para o nosso candidato a prefeito." (Jornal de Fato)

Nenhum comentário: