terça-feira, 21 de julho de 2009

NOTAS DA VISITA DO SENADOR

DEPOIS DO SUFOCO, A VOLTA À NORMALIDADE

Depois de passar uma segunda feira angustiado por um repentino drama familiar, quando não tive mínimas condições e de fazer praticamente nada, estou de volta pondo os assuntos em dia.



PORTALEGRE TEM SALDO DE 20 MIL NO FPM

A segunda parcela do FPM recebido ontem por Portalegre foi de 34.510,61 reais. Quando tiradas as retenções do PASSEP, INSS, do FUNDEB e da saúde, o saldo ficou com saldo positivo de 20.899,71 reais. Com o saldo da parcela do dia 10 foi zero esse é o saldo do FPM de Portalegre até hoje, faltando a parcela do dia 30. Juntando as parcelas recebidas dia 10 e dia 20 até agora
Portalegre recebeu de FPM um valor de 187.042,50 reais.

Mesmo com a primeira parcela zerada e a segunda com saldo pequeno, Portalegre deverá receber em FPM um valor dentro das expectativas par esse mês de junho. A estimativa para o mês de julho é de R$: 222.082,56 reais. Em julho de 2008 Portalegre recebeu de repasses do FPM 257.120,32 reais. Se esse valor for confirmado a que da no repasse será de pouco mais 35 mil reais, substancial para uma cidade pequena como Portalegre, porém, nada não aparenta ser esse bicho de sete cabeças como se propaga. Até porque, se todas as prefeituras seguem o site que faz as estimativas de recebimento do FPM já sabiam dessa queda e certamente já haviam tomado as providências necessárias para não passar por maiores dificuldades,

Fonte: Portal da Transparência, Observatórios dos Municípios



DIA DO AMIGO

Infelizmente não pude ontem desejar nem retribuir aos amigos os desejos de um feliz dia do amigo. Mas, ciente de que posso me retratar agradeço a todos que tiveram um tempinho para lembrassem de mim e enviaram mensagens tão agradáveis e que demonstram que realmente tenho amigos.



DOMINGO NO MIRANTE

De volta este domingo ao Mirante Boa Vista encontramos por lá o grande amigo Clístenes Carlos que prometeu me ensinar como se mexe nesse negocio de twitter. Por lá também a dupla Alessandro Bandeira e LC Sax de volta com a dupla;




E GARIBALDI PASSOU POR AQUI...

Em visita a cidades do Alto Oeste desde ontem, o senador Garibaldi Alves esteve nessa segunda nas cidades de Viçosa, Portalegre, Encanto e Pau dos Ferros. Hoje visitará Alexandria, Rafael Fernandes, Doutor Severiano, Itaú e Taboleiro Grande.

Em Portalegre o senador, acompanhado do prefeito Euclides, oito dos nove vereadores e de alguns secretários, do prefeito de Pau dos Ferros Leonardo Rêgo que organizou a agende do senador para esses dois dias na região, pelo deputado estadual Getúlio Rêgo, do ex- pelo diretor do DNOCS Elias Fernandes, depois de visitar a casa do prefeito teve como maior compromisso entrevista à FM PORTALEGRE.

Na entrevista de pouco mais de meia hora Garibaldi falou da atual conjuntura política nacional e estadual, e das emendas enviadas por ele à Portalegre.

Sobre a conjuntura nacional, ao ser perguntado se não está se tornando uma árdua tarefa ser senador da república Garibaldi respondeu que “essa coisa de ser árdua é para umas coisas e outras não, se você perguntar a todos que estão de lá se eles querem ser candidatos ao senado todos dirão que sim”

Já sobre a sua posição e a posição de seu partido quando a eleição de 2010, Garibaldi se esquivou a todo o momento de bater o martelo e dizer onde quer estar com o PMDB ano que vem. Não adiantou pergunta do repórter, não adiantou conversa em canto de parede nem pressão de prefeito. Garibaldi, por mais que externe sua simpatia pelo apoio a candidatura ao governo da senadora Rosalba Ciarline, e deixou isso bem claro quando disse em alto e bom som na Câmara municipal de Pau dos Ferros, preferiu esperar para janeiro, quando, segundo ele, o deputado federal Henrique Alves dará o veredito sobre a posição do partido, e dirá acompanha o grupo da governadora Vilma e ou mantém a coligação com os Democratas.

Ao ser perguntado sobre a divergência entre ele e Henrique para 2010 Garibaldi disse, “...Ele(Henrique) tem uma visão e eu tenho outra, nos vamos consultar os companheiros de partido para chegarmos a uma conclusão de como o partido deve comportar na eleição de 2010, o deputado Henrique já vez um apelo na ultima reunião com os prefeitos e foi tido por ele e endossado por mim que nos devemos tomar um decisão em janeiro”



“AINDA BEM QUE ELE PASSOU”

Foi assim que Garibaldi reagiu quando foi indagado se o residente Lula, na marcha dos prefeitos se já havia pedido para que ele fechasse logo a coligação com a governadora Wilma. Com medo de ser pressionado pelo presidente Garibaldi disse se sentir aliviado pelo presidente ter perguntado e caminhado a seu destino. “já pensou se ele para, o presidente da república, para e fica fazendo uma pressão, era capaz de eu ceder, mas ele passou”.

Quando o entrevistador perguntou de qual lado o coração do senador quer estar em 2010, qual nome ele fala a ser indagado sobre o assunto, Garibaldi não esperou muito para responder,

“Rapaz, só se você chegar aqui mais perto porque daí você não vai poder ouvir as batidas dele”



ALÉM DE GRAÇA, POUCA COISA


Aqui em Portalegre a passagem do senador Garibaldi não influiu em muita coisa. Digo isso por três motivos. 1- Garibaldi não veio aqui pedir apoio a ninguém. Já era sabido antes de sua vinda do apoio, lógico, do seu partido e dos Democratas à sua candidatura a reeleição em 2010. 2 – O senador não trouxe nada. Além de dizer os valores das emendas que enviou a Portalegre, algo em torno de 700 mil reais entre 2007 e 2008, sendo que grande parte desse montante cerca de 500 mil ainda não foi liberado, pelo menos na entrevista, o senador não divulgou nenhuma nova emenda para nossa cidade, apenas disse que iria à Caixa Econômica tentar agilizar a liberação dos recursos. Não sei nem se foi entregue ao senador algum projeto ou pelo menos se foi feito algum pedido. 3 – Garibaldi não matou a vontade dos correligionários. A principal resposta, a que era esperada por todos Garibaldi não respondeu, se vai seguir o seu desejo e o desejo de grande parte do seu partido e vai apoiar a candidatura de Rosalba ou não.

O que se viu em Portalegre e nas demais cidades visitadas por Gari ontem foi uma enxurrada de tiradas hilárias. Garibaldi cada vez mais se populariza pela sua simplicidade cativante e comicidade espontânea. Ainda bem que até agora o senador está sabendo dosar humor seriedade. Se exagerar vai ficar feio.

No final das contas é sempre bom receber grandes lideranças, mas, além de nos fazer rir,por parte de garibaldi pouco se viu por aqui.

Já na passagem por cidades como Encanto e Pau dos Ferros, a passagem de Garibaldi chegou a gerar mal estar. No encanto, porque o senador somente visitou o prefeito Alberone Neri e foi forçado a não visitar o ex-prefeito Neto e em Pau dos Ferros porque teve que ir a Câmara Municipal sem o diretor do DNOCS Elias Fernandes – que o acompanhou por todas as outras cidades - além de estar sendo pressionado a receber a visita do ex-prefeito Nilton Figueiredo e da ala dissidente do PMDB que marchou contra a decisão do partido em 2008 naquela cidade.

Nenhum comentário: