quinta-feira, 9 de julho de 2009

Faltou o pé de serra no São João de Portalegre

O São João de Portalegre foi sim o dos maiores em termos de público, de investimentos, de grandes atrações musicais. Até aí tudo bem. Mesmo assim, e não é procurando defeito, questionei com pelo menos três dos grandes responsáveis pelo São João a não participação de bandas regionais e cantores que tocassem o autêntico São João, o tradicional forró pé de serra. De apenas um ouvi promessa que ano que vem teremos cantores que realmente dignifiquem o nosso São João. Vale lembrar que o memos ocorreu em praticamente todos os eventos juninos da região. Salvo engano, com exceção de Fracisco Dantas que trouxe Dorgival Dantas e Rafael Fernandes que apresentou Waldonys e as Nordestinas, as festas juninas das outras cidades seguiram pelo mesmo caminho.

Ao ler matéria do blog +AB na Globo.com e depois a ver a mesma no Blog do tio Colorau onde ele compara do São João de Caruaru com o Mossoró Cidade Junina vi que meu pensamento não é dos mais absurdos. Veja o que diz o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, José Pereira sobre o boicote às bandas de forró que se esquecem do verdadeiro São João.

Caruaru não vai ceder aos apelos da juventude em favor das ‘bandas apelativas’ - Informa o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, José Pereira, que a prefeitura recebeu com naturalidade a crítica de uma parcela da juventude por não ter incluído na programação junina deste ano as chamadas “bandas apelativas” (Aviões do Forró, Saia Rodada, Calcinha Preta, etc).

Essas bandas, segundo o secretário, podem até atrair mais gente para o pátio de eventos do que Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Flávio Leandro, Flávio José, Azulão, Novinho da Paraíba, Alcimar Monteiro, Aldemário Coelho, Eliane, Fagner, Elba Ramalho, Camarão, Geraldinho Lins, Nando Cordel, Genival Lacerda, Santana, Irah Caldeira, Bia Marinho, Jorge de Altinho, Josildo Sá, Gilberto Gil, Amazan, Israel Filho, Zé Ramalho, Assisão, Nádia Maia, Geraldo Azevedo, Cristina Amaral e Alceu Valença, “mas deseducam a juventude” com suas coreografias de mau gosto, suas letras de péssima qualidade e até simulações de sexo explícito.

“Como nós trabalhamos com dinheiro público, temos obrigação de empregar bem esses recursos, contratando para se apresentar no nosso São João, que é realmente o melhor do mundo, artistas que tenham compromisso com a defesa da nossa música”, disse o presidente da Fundação com o respaldo total e absoluto do prefeito José Queiroz (PDT).

Ele disse ter recebido informações de Alcimar Monteiro de que o prefeito de Camaçari, na Bahia, resolveu, a partir do próximo ano, copiar o modelo de Caruaru: bandas estilizadas por lá, no período junino, nunca mais!

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Daqui não quero dizer que o São João de Portalegre deve ter os mesmos parâmetros do grande São João de Caruaru. Que venham sim bandas do estilo das que tocaram aqui esse ano, afinal, devemos agradar a todos e não só a uma parte, mas, guardadas as devidas proporções, São João é São João e em qualquer lugar e o São João de Portalegre merece ter cantores de qualidade como os citados na matéria acima para daí sim dizermos que a cultura está sendo valorizada.

Um comentário:

JALES ALMEIDA disse...

CÍRIO VC BATEU NA MESMA TECLA Q EU SABIA!!! EU TINHA FALADO ISSO PRA MTA GENTE SABE, Q SÃO JOÃO TEM DE TER ARRASTAPÉ, E PARECE ASSIM Q AS BANDAS FAZIAM UM SACRIFÍCIO QND O POVÃO PEDIA PARA TOCAREM ESSE RÍTIMO TÃO TRADICIONAL DE SÃO JOÃO Q É O (ARRASTAPÉ) MTO VÁLIDA A SUA POSTAGEM VIU!!! MEUS PARABÉNS E TODO DIA OLHO AS NOTÍCIAS DO SEU BLOG, CUIDADO COM AS ATUALIZAÇÕES, Q QND VC PASSA UM DIA SEM ATUALIZAR, FICO DOIDO PARA COBRAR DE TE OK!!! KKKKKKKK... VLW CARA!!!! 1 ABRAÇO!!!