quarta-feira, 15 de julho de 2009

Leonardo diz que bases querem união do DEM e PMDB

LUÍS JUETÊ


O deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) afirmou que as bases tanto do seu partido, os Democratas, quanto do PMDB defendem a reedição da aliança eleitoral ocorrida em 2006. Entrevistado ontem pela editoria de Política da GAZETA DO OESTE, o parlamentar explicou que em todas as cidades onde possui base eleitoral, existe o sentimento de respeito e acima de tudo o desejo claro de que as duas agremiações estejam unidas para o embate eleitoral do próximo ano. "Eu sempre vejo esse desejo de democratas e peemedebistas de estarem juntos como um sentimento natural e que deve ser levado em conta pelos líderes dos dois partidos", sugeriu.

Leonardo Nogueira ressalta que a tentativa do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em tentar unificar os partidos da sua base política em nível de Rio Grande do Norte pode vir a fortalecer ainda mais o bloco oposicionista no Estado. O parlamentar mossoroense relembrou o episódio ocorrido em 2008 quando das eleições municipais na Capital do Estado, onde o presidente Lula determinou a união da base em Natal, indicando a deputada federal Fátima Bezerra (PT) como candidata a prefeita e o resultado foi considerado desastroso para o presidente, na medida em que sua candidata sequer foi para o segundo turno do pleito.

O deputado explicou que, mesmo com insistência federal para que haja união da base de Lula para as eleições de 2010, ainda existem grandes chances de PMDB e DEM caminharem juntos no embate eleitoral que vai acontecer no próximo ano. Leonardo Nogueira faz questão de ressaltar que a imensa maioria dos representantes das duas legendas deseja repetir a aliança eleitoral de 2006 para o próximo ano. O deputado estadual disse não ter dúvidas que o sentimento popular, sobretudo das bases peemedebistas e democratas, prevalecerá quando das conversações em torno da composição política que será feita para o pleito do próximo ano.

Na ótica do parlamentar mossoroense, o respeito ao sentimento popular deve prevalecer quando o assunto é composição política. Segundo ele, mesmo com o senador Garibaldi Alves Filho não tendo conseguido vencer a disputa pelo governo estadual em 2006, a aliança entre o PMDB e o antigo PFL criou um clima de harmonia e, acima de tudo, respeitoso entre as lideranças políticas dos dois partidos em todo o Rio Grande do Norte. O deputado Leonardo Nogueira assinala que, nas viagens que tem feito pelo interior do Estado, as lideranças sempre perguntam como andam as conversações e manifestam o interesse de que ela seja reeditada em 2010.
"Eu acho que essa tentativa de união entre o PMDB e o PSB aproxima ainda mais os peemedebistas do nosso partido, os Democratas. Eu digo isso porque nós vimos e todo o Rio Grande do Norte sabe o que aconteceu no ano passado em Natal, quando o presidente Lula tentou unificar a sua base em torno de uma candidata e o resultado não foi o esperado porque a população rejeitou esse acordo feito em gabinetes e empurrado para o povo goela abaixo. A eleição da prefeita Micarla de Souza foi uma resposta a esse acordo e que se for repetido poderá trazer resultado desagradável para a base do presidente Lula com uma derrota acachapante do seu candidato nas eleições do próximo ano no Rio Grande do Norte", afirma Nogueira.


Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: