sexta-feira, 13 de maio de 2011

O nome do troféu da Festa dos Destaques 2011

Jornal de Fato - Coluna de Lisboa Batista


Hoje, aqui divulgamos a oficialização da denominação do troféu que vai homenagear os profissionais por ocasião da 11a. edição da Festa dos Destaques, no próximo dia 28, às 22h, no Kandice Buffet. Todo ano homenageamos um profissional que tenha se destacado em sua profissão, à sua época e que tenha deixado um marco de registro na história de Pau dos Ferros para as futuras gerações. Em 2011, o homenageado maior é José Meirelles Ponchet, que a seguir escrevemos um pouco de sua biografia.

FOTO: CEDIDA

José Meirelles Ponchet, o grande homenageado do colunista LB na Festa dos Destaques/11. Cumprimentos aos seus familiares!!!


Biografia

José Meirelles Ponchet nasceu em Cajazeiras (PB), no dia 2 de dezembro de 1902. Foi escrivão federal nas cidades de Pombal (PB), Cajazeiras (PB) e João Pessoa (PB) e Santa Bárbara (MG). Casou-se com a sra. Elvira Dantas de Araújo, filha de Josefa Dantas de Araújo e Francisco Dantas de Araújo, 1° prefeito constitucional de Pau dos Ferros. José Meirelles fixou residência em Pau dos Ferros, onde, além de coletor federal, foi membro do Lions Club e do Clube Centenário Pau-ferrense (CCP) e também fazendeiro.

A Família

Com Elvira teve três filhos. Antonio Carlos Dantas de Meirelles (Carlito), ex-prefeito de Francisco Dantas (cidade que tem o nome do seu avô materno). Maria do Bom Sucesso Dantas Meirelles (Cessinha), casada com Francisco de Paula Fernandes (in memoriam). Funcionária pública e ex-chefe da Benfam da região Oeste por vários anos. Mãe de José Meirelles Ponchet Neto, administrador de empresa, casado com Edilene e pai de Ana Beatriz. Maria de Lourdes Meirelles da Motta (Lourdinha), casada com Clóvis Coutinho da Motta (já falecido). Político atuante que exerceu os cargos de deputado estadual, federal e vice-governador do RN. Tendo como filhos: Diana Meirelles da Mota, diretora de gestão de projeto da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano em São Paulo. Ricardo José Meirelles da Motta, casado com Katalina Dantas, deputado estadual no sexto mandato e atualmente presidente da Assembleia Legislativa do RN. Pai de Clóvis Coutinho da Motta Neto, biólogo, e Rafael Huete da Motta, engenheiro de produção.


A Família II

Mais três filhas de Lourdinha Meirelles: Adriana Meirelles da Motta de Figueiredo Gaudêncio, funcionária pública, casada com Hélder Gaudêncio, empresário em Brasília (DF), onde Adriana é a representante do Estado do RN no DF. Pais de Victória Meirelles da Motta Figueiredo Gaudêncio e Guilherme Meirelles da Mota de Figueiredo Gaudêncio. Ariana Meirelles da Motta Azevedo, funcionária pública, jornalista, casada com o advogado Eduardo Medeiros de Azevedo, pais de Joaquim G. Azevedo Neto e Helena Meirelles Motta de Azevedo. Cristiana Meirelles da Motta Fernandes, casada com o agrônomo Manoel Jamir Fernandes Júnior, diretor do Idema/RN, pais de Sophia Meirelles da Motta Fernandes e Theodoro Meirelles da Mota Fernandes. José Meirelles Ponchet faleceu em 29 de maio de 1985, deixando para seus familiares e amigos um legado de honradez, ética e amizade. Daí nosso reconhecimento e homenagem na Festa dos Destaques/2011.

Homenageados

Quando a Festa dos Destaques iniciou em 2001, o troféu foi denominado Lindalva Torquato Fernandes; em 2002, Dr. José Fernandes de Melo; em 2003, Zeferino Ferreira Vilaça; em 2004, Dr. Nelson B. Maia Filho; em 2005, João Bezerra de Queiróz; em 2006, Gonçalo Sampaio do Rego; em 2007, José Guedes do Rego; em 2008, Desembargador Lycurgo Nunes; em 2009, Dr. José Torquato de Figueiredo; em 2010, Padre Sátiro Cavalcante Dantas (única homenagem em vida).

Comendas

Estamos na fase de convites aos patronos, patronesses, madrinhas e padrinhos da Festa dos Destaques, cujas confirmações receberemos até segunda-feira, 16. A Mídia Positiva, a CC Gráfica e o JORNAL DE FATO assinam a mídia da festa, destacando-se também os sites, blogs, rádios e colunistas sociais em suas colunas daqui e da região. Daremos mais detalhes no decorrer da semana.

Nenhum comentário: