quinta-feira, 19 de maio de 2011

COLUNA GASTRONOMIA SEM FRESCURA - POR ISMAELSON RÊGO



Âncora Caipira: 17 anos de comida regional em Natal

Restaurante ganhou fama nacional e vários prêmios ao longo dos anos

Isabel e Gustavo Azevedo se dizem felizes com o sucesso do restaurante

O restaurante Âncora Caipira, em Petrópolis, tornou-se referência em Natal na culinária tipicamente nordestina. A fama reconhecida nacionalmente não veio por acaso. São quase 17 anos com prestação de serviço de qualidade e alguns dos melhores pratos preparados fielmente às tradições do Sertão.


Cardápio do Âncora foi "estilizado" e apresenta opções como o filé de carne de sol

Hoje, a casa é ponto de encontro dos natalenses que buscam alguma lembrança do interior e turistas que apreciam as comidas regionais. “O que a gente quis desde o começo era criar um ambiente que remetesse as casas de interior, tanto na decoração quanto nos pratos servidos”, lembra Gustavo Azevedo, que comanda o restaurante com a mulher Isabel Azevedo.



Ela é responsável pela cozinha do Âncora Caipira e produz delicias como carne de sol batida na nata, receita, aliás, servida em Natal de maneira pioneira quando o restaurante foi aberto. “Além disso, temos aqui galinha caipira, guiné, filé e preparamos uma receita especial: o pernil de cabrito assado na brasa”, afirma Gustavo.


Camarão na moranga é uma das delícias preparadas por Isabel Azevedo

O empresário, que veio com a mulher de Parelhas, procurou manter as mesmas características do interior. Quem entra no Âncora Caipira pode sentir o clima de uma casinha sertaneja. Nas paredes, fotos de santos e pessoas, estantes decoradas com velhas máquinas de costurar, bules e até um rádio velho compõem a decoração.

“Até mesmo o cardápio é tudo conforme o Sertão. Temos aqui batata doce, arroz de leite, arroz de galinha. No entanto, o nosso diferencial é que, apesar do gosto, nos evitamos fazer uma comida exagerada, como no interior. Dizemos que estilizamos os pratos para que eles não fiquem tão salgado ou tão gorduroso como é feito nas pequenas cidades”, ressalta o empresário do Âncora Caipira.

Em agosto, o restaurante fará 17 anos. Nesse período, foram vários prêmios na área de gastronomia e, claro, a forma de preparo dos pratos também foi evoluindo. Prova disso, é saboroso camarão na moranga servido no Âncora, ou melhor camarão no Jerimum, como prefere Gustavo Azevedo.

“Eu confesso que quando inauguramos o restaurante não esperava alcançar o sucesso e o reconhecimento que temos hoje. Mas somos muito felizes porque conseguimos realizar a proposta que sonhamos desde o início”, revela Gustavo ao lado da mulher Isabel.

Âncora Caipira
Rua Seridó, 745
Petrópolis, Natal-RN
Fone: (84) 3202-9364

Fonte: Portal Deguste.

Nenhum comentário: