terça-feira, 6 de novembro de 2007

Tião Viana afirma que endurecimento do PSDB dificulta aprovação da CPMF


O governo federal pode ter um pouco mais de dificuldade para construir um entendimento em razão do endurecimento do PSDB no debate sobre a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até 2011. A afirmação é do presidente interino do Senado, Tião Viana, em entrevista nesta segunda-feira (5).

- A pressão das bases partidárias [do PSDB] está muito grande, especialmente do Diretório Nacional e da [bancada na] Câmara dos Deputados- justificou.


O partido pressiona por compensações como a redução da carga tributária. Nesta terça-feira (6), às 10h, senadores tucanos se reúnem, no Ministério da Fazenda, com o ministro Guido Mantega para discutirem uma proposta que possa ser levada para a reunião da Executiva Nacional, que ocorrerá à noite. Tião Viana afirmou que acredita num entendimento com o PSDB pela prorrogação da CPMF, apesar da forte pressão dos deputados federais do partido para que o Senado feche questão contrária.


Governadores


De acordo com o senador, o caminho para o entendimento a respeito da aprovação da proposta de Emenda à Constituição (PEC) 89/07, que prorroga a vigência da Contribuição sobre Movimentação Financeira (CPMF), passa pela inclusão dos governadores no diálogo, já que estes têm interesse na matéria, e pela ampliação da discussão a respeito da contribuição no Congresso:
- O Parlamento vai discutir ampliando a visão da CPMF para uma visão de reforma tributária. Esse é o caminho que nós estamos vivendo agora - afirmou.

Nenhum comentário: