quinta-feira, 14 de maio de 2009

Redução de Mortalidade Materna é meta do RN

A partir do pacto firmado com o Ministério da Saúde e a União, o Rio Grande do Norte tem o compromisso de, até 2015, reduzir 75% da mortalidade materna no Estado. Para atingir a meta, ações como o Fórum pela Redução da Mortalidade Materna, que irá acontecer no próximo dia 28, estão sendo realizadas em todo o Estado. O evento, que tem como objetivo conscientizar, mobilizar e sensibilizar gestores, profissionais de saúde e a sociedade civil para a prevenção do problema, irá acontecer na cidade de Portalegre. O Fórum será realizado pelo Comitê Estadual de Mortalidade Materna em parceria com o Programa Saúde da Mulher, ambos da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).


Esse encontro irá contemplar os municípios da 2ª e 6ª Unidades Regionais de Saúde Pública do Estado (Ursap). De acordo com a presidente do Comitê, Maria do Carmo Lopes de Melo, a escolha desses municípios se deu pela incidência do número de casos nessas regiões ser a maior do Estado. A 2ª Regional, por exemplo, registrou seis óbitos maternos somente este ano. "Isso não quer dizer que os demais municípios não serão contemplados. Em breve esse trabalho será estendido para as outras localidades", completou.


De 2006 a 2008 a Sesap registrou uma média de 25 mortes maternas por ano. Esses números são considerados baixos se forem comparados com a década de 80, quando para cada 100 mil nascidos vivos 500 mães morriam. Por outro lado, o Comitê diz que o índice de mortalidade ainda é alto quando se leva em consideração que, cerca de 95% das mortes são conseqüência de causas evitáveis.


Maria do Carmo disse ainda que as mortes poderiam ter sido evitadas com a realização de pré-natais e atenção ao parto qualificada, por isso a importância de sensibilizar não só os profissionais, mas a sociedade civil também.


Ao menos duas vezes por ano o Comitê, em articulação com a Sesap, realiza treinamentos nas Ursap's para discutir o trabalho de humanização para o pré-natal, para o nascimento e a atenção à mulher em situação de abortamento.

Nenhum comentário: