quarta-feira, 27 de maio de 2009

Oposição fica sem presidência da CPI e vai obstruir votações

O líder do DEM, José Agripino (DEM-RN), informou nesta terça-feira (26) que a oposição vai obstruir as votações no Senado em protesto por decisão do governo de não ceder a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras a um parlamentar oposicionista. Conforme Agripino, a decisão dos governistas foi comunicada a ele na tarde desta terça-feira pelo líder do PMDB, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

- Se eles têm número na CPI para eleger o presidente e o relator, nós temos número para votar o que é do nosso interesse e nosso interesse agora é derrubar o Fundo Soberano (a MP 452/08) - afirmou Agripino.

O senador considera "muito ruim" começar a investigação na CPI "passando para a sociedade" a imagem que esta será uma comissão de um lado só.

- Manteremos na CPI uma postura equilibrada, altiva e serena. A Petrobras é uma caixa preta que vamos abrir e passar a limpo. Se as evidências dos fatos forem muito fortes, são os fatos que vão sobressair e não quem tem maioria ou minoria - disse.

De acordo com a Secretaria-Geral da Mesa Diretora, até as 18h apenas um nome havia sido oficialmente indicado para compor a CPI da Petrobras, o do senador Jefferson Praia (PDT-AM), representando o PDT. Já para a CPI da Amazônia, o DEM indicou dois titulares - Jayme Campos (DEM-MT) e Gilberto Goellner (DEM-MT) - e um suplente, o senador Adelmir Santana (DEM-DF).

Silvia Gomide / Agência Senado

Nenhum comentário: