terça-feira, 19 de maio de 2009

Projeto quer que eleitor ouça instruções antes de votar

O deputado federal Betinho Rosado apresentou no plenário da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei de nº 5.231/2009, que atualiza a forma de votar do cidadão brasileiro na escolha dos seus representantes. A proposta do Deputado é que antes de cada voto o eleitor escute uma mensagem sonora informando para que cargo se destina aquele voto.

No caso das eleições municipais de 2012, conforme o Projeto, o eleitor, ao chegar à urna, receberá a seguinte mensagem sonora: “Vote para Vereador”. Em seguida, claro, o eleitor digitará o número do seu vereador e confirmará o voto. Na sequência, aparecerá outra mensagem sonora: “Vote para Prefeito”. O eleitor digitará o número do prefeito e após aparecer a fotografia do escolhido (como no caso do vereador), o eleitor confirmará o voto de prefeito.

A única modificação proposta pelo Deputado é que o eleitor terá essa mensagem sonora antecedendo ao voto para vereador e prefeito. No caso das próximas eleições, a de 2010, a mensagem sonora antecederá o voto para deputado federal, deputado estadual, governador, senador e presidente.

Nenhum comentário: