segunda-feira, 4 de maio de 2009

PROGRAMA CAFÉ COM O PRESIDENTE

Brasil entra numa nova era com a exploração da camada pré-sal

Apresentador: Olá você em todo o Brasil. Eu sou Luciano Seixas e começa agora o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Olá, presidente, como vai? Tudo bem?

Presidente: Tudo bem, Luciano.

Apresentador: Presidente, o senhor esteve no Rio de Janeiro, na Marina da Glória, no dia primeiro de maio, para dar início à exploração da camada pré-sal na Bacia de Tupi. O que este ato representa para o país?





Presidente: Eu acredito que representa muito para o Brasil, Luciano, porque o Brasil começa a construir uma nova era na história do petróleo no nosso país. É uma descoberta extraordinária. Nós não sabemos ainda a quantidade de petróleo que tem em toda a área do pré-sal. Nós começamos a explorar, vamos fazer mais ou menos quinze meses de testes e de exploração e depois nós vamos começar a explorar de forma comercial. Enquanto isso nós vamos fazer testes em outros poços na área pré-sal e ao mesmo tempo vamos aprovar uma nova regulamentação para a Lei do Petróleo. O que é importante é que o Brasil, que demorou praticamente cinquenta anos para se tornar auto-suficiente, quando descobre petróleo na camada pré-sal, o Brasil tem a chance de se transformar num país com um potencial extraordinário e aí a gente pode resolver parte dos problemas econômicos do nosso país. Porque eu tenho dito abertamente que uma parte desse petróleo precisa ser colocada para resolver os problemas da educação no Brasil, outra parte pode ser colocada para resolver o problema da pobreza definitivamente no Brasil. Ou seja, nós temos uma condição extraordinária. Foi um momento de muito orgulho, um momento em que o Brasil, eu acho que é quase a segunda independência do Brasil, um momento extraordinário para o povo brasileiro. Eu espero que a Petrobrás, que tem um conhecimento tecnológico extraordinário para tirar petróleo de grandes profundidades, consiga tirar esse e encontrar mais, para que o Brasil seja cada vez mais forte, cada vez mais rico e o povo tenha cada vez uma vida melhor.

Apresentador: Presidente, há pouco tempo era uma discussão mundial a questão dos biocombustíveis. Eu pergunto ao senhor, nós vamos continuar investindo em biocombustíveis, mesmo com tanto petróleo?

Presidente: Vamos continuar porque nós precisamos renovar a nossa matriz energética. O Brasil tem tecnologia, o Brasil tem um potencial extraordinário, porque nós temos quatrocento milhões de hectares para serem explorados pela agricultura e desses quatrocento milhões de hectares, uma parte pode ser utilizada para plantar mamona, para plantar dendê, para plantar pinhão manso, para plantar girassol, ou seja, coisas que possam significar uma nova matriz energética. Nós já temos o etanol, que é uma coisa extraordinária para o nosso país, e como o mundo inteiro precisa renovar suas matrizes energéticas, precisa produzir cada vez mais combustível não-poluente, o Brasil se apresenta ao mundo oferecendo um conhecimento tecnológico que poucos países do mundo têm. Eu acho extremamente importante a gente ter consciência de que quanto mais petróleo melhor, mas isso não signfica que a gente vá deixar de investir no biodiesel e no etanol porque são duas fontes energéticas extraordinárias para despoluir o planeta e para que a gente possa gerar milhões de empregos no nosso país. Eu, na verdade, quando pensei no biodiesel eu pensei não apenas para o Brasil, mas para a América Latina, para o continente africano, que são países pobres. Alguns países que não têm petróleo poderiam vender petróleo verde através da cana de açúcar, através do dendê, através da mamona, através do pinhão manso para outros países ricos que precisam importar combustível.

Apresentador: Você está ouvindo o Café com o Presidente, o programa de rádio do Presidente Lula. Presidente, o senhor recebeu a delegação do COI [Comitê Olímpico Internacional] e a pergunta que se faz no momento é a seguinte: o senhor está confiante que o Rio pode sediar as olimpiadas de 2016?

Presidente: Eu estou confiante, estou otimista porque o Brasil disputa com Chicago, Tóquio e Madri. E estas três cidades, direta ou indiretamente, já promoveram Olimpíadas. E o Brasil, representando a América da Sul, tem potencial, tem competência e pode fazer um dos melhores jogos olímpicos que o mundo já conheceu. Nós estamos reivindicando isso porque nós entendemos que o Brasil está preparado para participar do bloco dos países que tiveram direito de produzir uma Olimpíada. Portanto, o Brasil se apresenta. O Rio de Janeiro, sobretudo, com muita competência. E eu acho que para eles, qualquer um que ganhe é mais uma olimpíada. Para o Brasil é a auto-afirmação de uma nação, de um povo. É a demonstração de que nós queremos participar definitivamente desse mundo globalizado, com inserção soberana e realizando tudo aquilo que nós temos direito. A Olimpíada, para nós, é uma demonstração inequívoca de competência. Nós já fizemos um Pan e foi o melhor Pan de toda a história do Pan. Temos a Copa do Mundo em 2014 e certamente vamos realizar uma Copa do Mundo extraordinária. E tudo isso está sendo preparado, e em cada evento que nós vamos fazer vai sobrar infra-estrutura para o próximo evento. Quando chegar na época da Olimpíada, nós já teremos 80% pronto. Portanto faltam apenas 20% para a gente realizar a Olimpíada. E o Brasil quer, o povo quer, o estado do Rio quer, a cidade do Rio de Janeiro quer e nós temos o direito.

Apresentador: Muito obrigado presidente Lula. Até a semana que vem.

Presidente: Até a semana que vem, Luciano.

Apresentador: O programa Café com o Presidente volta na próxima segunda-feira. Até lá.

Nenhum comentário: