quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Portalegre no Índice de Desenvolvimento Municipal

O Rio Grande do Norte fechou o ano de 2006 com o 14º maior índice de desenvolvimento do país e com o 3º melhor da região, mas ainda com um longo caminho a percorrer em busca de avanços nas áreas de educação, saúde, emprego e renda. Os dados fazem parte do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros e os resultados da gestão das prefeituras.

O levantamento foi divulgado no último fim de semana, fazendo um comparativo com o desempenho de 2005 e apontando as cidades de Natal, Mossoró, Parnamirim, Alto do Rodrigues e Pau dos Ferros como as mais desenvolvidas localmente.

O índice toma como base informações dos Ministérios do Trabalho, da Saúde e da Educação e somente avançou nas duas primeiras áreas em estudo no RN. Na educação, recuou 1,2%. O progresso - ou não - é medido considerando-se as taxas de matrícula na educação infantil, de abandono, de distorção idade-série, além do percentual de docentes com ensino superior, a média de horas aula diárias e o resultado do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) do estado.


Na área de emprego e renda, a geração de novos postos, o estoque de empregos e os salários médios pagos no mercado formal são os critérios analisados. No que diz respeito à saúde, são considerados os números de consultas pré-natal, de óbitos por causas mal definidas e de óbitos infantis por causas evitáveis. Na área de emprego e renda o desempenho do RN foi considerado regular. Em educação e saúde foi moderado.


ÍNDICE EM PORTALEGRE

Portalegre obteve a 39ª posição. Um ano antes estava na 42ª posição. Vejamos os números de 2005 e 2006.






Os números de Portalegre mostram que nossa cidade melhorou nos quesitos saúde e educação, põem caiu do quesito geração de emprego e renda.


O ÍNDICE NA REGIÃO

Na região Oeste as cidades que tiveram maior índice foram Pau dos Ferros 5ª colocada, subindo uma colocação em relação ao índice de 2005, Caraúbas 8ª colocada, Riacho de Santana em 9º lugar, Apodi em 12º, Luis Gomes 22º, Rafael Fernandes 28º, Dr. Severiano 31º e a cidade do Encanto na 33ª posição.


CIDADES VIZINHAS COM ÍNDICE BAIXO

Algumas cidades ciclovizinhas não tiveram bom desempenho no IFDM. Vejamos em quais posições ficaram nossas irmãs .

Viçosa 50º,

Itaú 52º,

Rodolfo Fernandes 51º

Martins 54º,

Taboleiro Grande 60º,

Severiano Melo 62º,

Francisco Dantas 74º,

São Francisco do Oeste 77º,

Riacho da Cruz 80º,

Serrinha dos Pintos 106º,

Umarizal 109º



Com informações do jornal Tribuna do Norte

Um comentário:

Emílio Turíbio disse...

Olá amigos nasci em Portalegre e tenho muita saudade da minha terra querida. Vendo o Blog gostei muito..queria fazer uma parceria com o Blog...Pergunto: posso colocar um link no meu blog?

Grato, abraço à todos da minha terra querida!