segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Pesquisa Ibope coloca Rosalba Ciarlini com 40% na corrida pelo Governo do RN

Saiu a primeira pesquisa Ibope para o Governo do Rio Grande do Norte e Senado Federal. O levantamento é a primeira sondagem para os dois cargos em todo o Estado. Até então institutos locais tinham feito os levantamentos em alguns municípios de forma isolada.

De acordo com os números da pesquisa estimulada divulgados pelos blogs dos jornalistas Ricardo Rosado (http://www.fatorrrh.com. br/) e Oliveira Wanderley (http://www.oliveirawanderley.com.br/), a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) lidera a corrida à Governadoria com 40% das intenções.

Em segundo lugar está o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), com 13%. Em terceiro o presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria (PMN), com 11%. Na sequência o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) com 9% e o deputado federal João Maia (PR) com 8%. Brancos/Nulos correspondem a 14% e Não sabe/Não respondeu 8%. A pesquisa dá um norte para a base governista. Unidos os candidatos somam 41% e o pleito ficaria equilibrado.

O primeiro voto para senador coloca a seguinte sequência: o senador Garibaldi Filho (PMDB) com 37%, o senador José Agripino (DEM) com 29%, a governadora Wilma de Faria (PSB) com 19% e o vereador por Natal Paulo Wagner -(PV) com 8%. Branco/Nulo somam 6% e Não sabe - 2%.

O segundo voto manteve os pré-candidatos na mesma ordem: Garibaldi com 62%, José Agripino com 59%, Wilma com 39% e Paulo Wagner com 14%. Branco/Nulo -novamente com 6% e Não sabe - 2%. As somas dos percentuais são superiores a 100% para a disputa pelo Senado se justifica pelo fato de o eleitor poder votar em dois candidatos.

O levantamento também questionou o eleitor sobre com quem a governadora deveria firmar alianças em 2009. A maioria, 47%, prefere uma aproximação com Garibaldi Filho, o adversário dela em 2006 quando esteve em jogo o Governo do Estado. Já Agripino, que foi por diversas vezes aliado de Wilma, tem a preferência de 39%. Nenhum deles/outro nome teve 8% e 1% dos entrevistados não respondeu.

O blog de Ricardo Rosado informa que foram realizadas 812 entrevistas entre os dias 8 e 9 deste mês.

O Mossoroense

Nenhum comentário: