sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Valor Econômico destaca que Rosalba amplia vantagem de Garibaldi e JA

Os senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB) têm bom desempenho em pesquisas que os coloca com boas chances de reeleição. Essa possibilidade aumenta quando os dois são citados como integrantes da chapa que terá a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) como candidata ao Governo do Estado. Foi o que afirmou o jornal Valor Econômico, em matéria assinada pela jornalista Rachel Uchoa e publicada na quinta-feira passada. A afirmação repercute pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais e Políticas (IPESP), encomendada pelos Democratas, cujo resultado apontou como positiva a formação de chapa envolvendo os três senadores.

A pesquisa IPESP aponta a senadora Rosalba Ciarlini como liderança referencial às eleições de 2010 e capaz de alinhar os votos para o Senado que beneficiam os senadores José Agripino e Garibaldi Filho. Em simulação relacionada à composição de chapas envolvendo governistas e oposição, a chapa com Rosalba, Agripino e Garibaldi foi aceita por 65% dos entrevistados, contra 16% da que teria o vice-governador Iberê Ferreira de Sousa (PSB) para o Governo, a governadora Wilma de Faria (PSB) para o senado e outro nome complementando a chapa.Em outro quadro, no qual a chapa de Rosalba teria José Agripino e outro candidato, o resultado foi praticamente o mesmo: 64% dos entrevistados afirmaram que votariam em Rosalba para o Governo e Agripino para o Senado. Já com a composição governista com Iberê, Wilma e Garibaldi Filho teria 18% de aceitação.

O Ibope, em pesquisa recente, reafirmou os números do IPESP e confirmou a liderança da senadora Rosalba Ciarlini ao Governo do Estado. A sondagem feita pelo Ibope foi encomendada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). Rosalba apareceu com 40%. Com relação ao Senado, os números mostraram os senadores José Agripino e Garibaldi Filho empatados com 12% na espontânea. Rosalba Ciarlini, mesmo fora da disputa para o Senado, ficou com 8%. A governadora Wilma de Faria vem em quarto lugar, com 5%.Aliados da governadora saíram em defesa de Wilma de Faria, alegando que o pouco percentual apontado pelo Ibope se deve ao fato da grande massa ainda não ter conhecimento acerca da candidatura dela ao Senado.

É sabido que Wilma deixará o cargo em abril para disputar com os senadores José Agripino e Garibaldi Filho as duas vagas do Rio Grande do Norte na Casa. O vice-governador Iberê Ferreira de Sousa assumirá o Governo e surge como candidato natural à reeleição.


GRUPO

Esse fator, de aparecer como candidato natural à reeleição, acabou se tornando um problema para a governadora Wilma de Faria. É que existem outros políticos do grupo governista interessados na disputa majoritária: o presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria (PMN), e o deputado federal João Maia (PR).Robinson e João Maia chegaram a acusar o Governo de direcionar ações para deixar Iberê Ferreira em evidência, o que culminou na criação do Pacto da Unidade Potiguar (PUP), coordenado pelo presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves. O novo grupo reúne PMDB, PMN, PR e PP.


Edilson Damasceno
Da Redação
De Fato

Nenhum comentário: