sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Portalegre festeja resultados do I Festival Gastronômico

Com o tema: "O Frio Continua e o Sabor Aparece", a Prefeitura Municipal de Portalegre, através do prefeito Euclides Pereira, realizou nos dias 7, 8 e 9 do corrente mês o I Festival Gastronômico da cidade. O evento, que foi organizado pela empresa Ira Marketing e Eventos, foi patrocinado pelo Governo do Estado e teve como apoiadores a Emprotur, o Ministério do Turismo e a empresa Flor de Sal/Cimsal.

Durante o festival foram realizadas na tenda do chef as oficinas gastronômicas. Durante o período vespertino elas foram destinadas para o público infantil, onde as crianças acompanharam shows infantis e degustaram vários doces e guloseimas. Já durante a noite, as oficinas foram destinadas ao público adulto. As oficinas gastronômicas foram realizadas pelo conceituado chef Arthur Coelho, um dos melhores do país e também pelos chefs Kaio César e Gildene, junto dos alunos do curso de gastronomia da UNP/Natal.

O Festival Gastronômico consistiu numa estrutura de estandes montados para receber restaurantes e especialistas da área, que ofereceram seus principais pratos, bebidas, lanches entre outros. Cada restaurante representou sua especialidade culinária. Tinha massas, grelhados, frutos do mar e comidas regionais. Cada um deles mostrou um cardápio variado de pratos, dos quais apenas um foi indicado pelo seu chef para concorrer ao prêmio que elegeu o prato vencedor do festival.O prato vencedor foi escolhido pelos seguintes jurados: chefe Arthur Coelho, Gildene e Kaio César e por Lisboa Batista (Jornal De Fato) e por Roberto Freitas (Flor de Sal/Cimsal).

O Festival Gastronômico de Portalegre contou com a participação de vários restaurantes. São eles: Restaurante do Mirante Boa Vista, Bar do Aldo, Agricultura Familiar, Restaurante Portal da Serra, Salçaí, Showcofrutas, UTI do Caldo, Bistrô Lyon e Mirante do Canto, da cidade de Martins.

A classificação foi a seguinte:

1º Lugar - Bar do Aldo
2º Lugar - Restaurante Portal da Serra
3º Lugar - Salcaí
4º Lugar - Mirante Boa Vista


Gazeta do Oeste -14-08

Nenhum comentário: