terça-feira, 4 de agosto de 2009

Posição de Henrique Eduardo Alves modifica o cenário

LUÍS JUETÊ - Gazeta do Oeste


O presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) no Rio Grande do Norte, deputado federal Henrique Eduardo Alves, afirmou que vai abrir canal de diálogo com os Democratas. Entrevistado pelo jornalista/publicitário Ricardo Rosado, o parlamentar que é líder do PMDB na Câmara dos Deputados ressaltou que, se a própria governadora Wilma de Faria declarou que pretende conversar com os principais expoentes do DEM no Rio Grande do Norte, ele vai agir da mesma forma.

"Se a governadora Wilma de Faria abriu o leque das conversas, não sou eu que vou fechá-lo. Se ela admite se compor com os adversários do presidente Lula, o PMDB também está disposto a conversar com todos", argumentou o dirigente peemedebista no Rio Grande do Norte, afirmando que a posição da chefe do Poder Executivo estadual o deixaria isolado na tentativa de agrupar as agremiações partidárias que formam a base de sustentação política do presidente da República em solo potiguar.

De acordo com o que foi publicado na página do jornalista Ricardo Rosado na rede mundial de computadores (www.fatorrrh.com.br), o deputado federal Henrique Eduardo Alves teria dito que não pretende mais insistir na teoria de união da base de Lula e pretende, por intermédio do PMDB, tentar flexibilizar as conversas e os entendimentos fora da base de apoio do presidente Lula. O líder do PMDB no Rio Grande do Norte considerava, até a declaração da governadora Wilma de Faria de que conversará com todos, inclusive com o DEM que é presidido no Estado pelo senador José Agripino, que as possibilidades de alianças seriam restritas única e exclusivamente às agremiações unidas na Capital Federal.

CONSEQUÊNCIA - A declaração de Henrique Eduardo Alves trouxe como consequência o fortalecimento do presidente da República no Rio Grande do Norte, deputado federal João Maia (PR), e também do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Robinson Faria (PMN). Em análise feita pelo próprio Ricardo Rosado, o tratamento desigual por parte do Governo do Estado junto aos dois parlamentares pode levar o Partido Socialista Brasileiro (PSB) ao isolamento no Estado para as eleições do próximo ano. Segundo o experiente jornalista, uma reação enérgica de João Maia e Robinson Faria poderá levar o partido presidido pela governadora Wilma de Faria a enfrentar dificuldades para composição de uma chapa majoritária competitiva e com condições de vencer o embate eleitoral.

"A declaração do deputado deixa o processo sucessório completamente aberto. Uma recente crise na base governista, a partir das declarações do deputado Gustavo Carvalho (PSB-RN), afirmando que o partido já definiu-se pelo nome do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB-RN), provocou reações dos demais candidatos. Os deputado Robinson Faria (PMN-RN) e João Maia (PR-RN) reagiram e mostraram os dentes. Os bombeiros surgiram e o episódio ainda está em fogo brando", analisou Ricardo Rosado em sua página na rede mundial de computadores.


PMDB ainda não conquistou unidade

A posição do deputado federal Henrique Eduardo Alves fortalece de forma significativa o senador Garibaldi Alves Filho. Até bem pouco tempo atrás, os dois duelavam posicionamento distintos. Enquanto Henrique defendia publicamente a união da base do presidente Lula, o senador Garibaldi Filho externava publicamente o desejo de reeditar no pleito do próximo ano a composição política com o senador José Agripino Maia.

Ao afirmar que vai procurar o presidente dos Democratas para discutir a sucessão de 2010, Henrique mostra abertura para a proposta que já vinha sendo defendida pelo seu primo e senador da República. O senador peemedebista agora terá liberdade para trabalhar junto às correntes internas do PMDB o apoio para que se concretize a composição DEM-PMDB.

REJEIÇÃO - Mesmo caminhando para uma unidade partidária, por intermédio das declarações recentes do deputado federal Henrique Eduardo Alves, a aliança entre as duas agremiações sofre rejeição interna no PMDB.

O líder do partido na Assembleia Legislativa, deputado estadual José Dias, é um dos que se posicionaram contrariamente à composição das duas entre o seu partido, o PMDB e os Democratas. José Dias é defensor do nome de Robinson Faria para o governo estadual. Em recente entrevista, o parlamentar chegou a dizer que, dependendo da posição que for adotada pela agremiação, a sua tendência é de não seguir a orientação da executiva.

Nenhum comentário: