terça-feira, 6 de maio de 2014

Dilma cai e tucano Aécio aparece com empate em Mato Grosso

Hiper Notícias

Segunda rodada de pesquisa do Instituto KGM apresenta mudanças no quadro política para presidente da República no Estado Por ELIANA BESS em Segunda, 05 de maio de 2014, 09h44 A presidente Dilma Roussef (PT) apresentou queda nas intenções de votos em Mato Grosso e já aparece empatada com o pré-candidato Aécio Neves (PDSB). Ambos detêm 26,1% das intenções de voto na modalidade estimulada – aquela em que é oferecida ao eleitor nomes dos pré-candidatos – entre os eleitores do Estado, em pesquisa realizada pelo Instituto KGM. Na sequência, vem o candidato Eduardo Campos (PSB) com 11,8% e Randolfe Rodrigues (PSol) com 1,5%. Outros 22,4% dos entrevistados não votariam em nenhum candidato, branco ou nulo e 12,2% não souberam ou não responderam ao questionamento.

O cenário foi identificado pela segunda pesquisa de intenção de votos realizada entre os dias 22 e 29 de abril, pelo Instituto KGM. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (5), após os pesquisadores ouvirem 1.100 pessoas entre 16 anos e mais de 60 anos, moradoras de 55 municípios do Estado. A presidente Dilma caiu 3,6 pontos percentuais entre a primeira pesquisa divulgada no início de março pela KGM e esta de abril. Na época, Dilma aparecia com 29,7%. Já Aécio Neves, “dono” de 22,8% em março cresceu 3,3%. O mesmo aconteceu com Eduardo Campos, que de 8,5% passa a apresentar 11,8%. Já o nome de Randolfe Rodrigues caiu um décimo, de 1,6% em março para 1,5% em abril.

Na pesquisa espontânea – aquela em a pergunta é feita sem nomes para respostas – os números diferem dos da estimulada. Se as eleições fossem hoje, Dilma Roussef teria 9% das intenções de votos e Aécio Neves 7,4%. Na sequência aparecem Eduardo Campos com 2,1%, Lula (PT) com 1,5% e Marina Silva (PSB) com 1,3%.

No entanto, a maioria (76,3%) dos mato-grossenses não sabe ou não respondeu a pergunta. Até as eleições estão previstas outras 9 pesquisas a serem realizadas pela KGM e divulgadas, a exemplo das primeiras, pelo site HiperNotícias, Blog do Antero e TV Pantanal, canal 22.

REJEIÇÃO

A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos. Embora 21,4% não responderam a pergunta, Dilma Rousseff aparece com o maior índice de reação negativa à avaliação popular, com 41% das citações. Eduardo Campos é o menos rejeitado, com 5,7%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº. BR - 00082\2014 e tem margem de erro de 3% e intervalo de confiança de 95%.

Nenhum comentário: