sábado, 24 de maio de 2014

9 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL NO SEU CARRO

Uol

  Economizar combustível é tarefa importantíssima não apenas para o meio ambiente mas também para o seu bolso. Se você não pode se dar ao luxo de usar o transporte público, eis aqui algumas dicas para ao menos gastar menos com o combustível no seu carro.

1)  Não se esqueça das velas

Quando a faísca das velas está fraca, parte do combustível não é queimada e acaba sendo expelida pelo escapamento. Mais ou menos como quando o fogão não consegue acender e você sente aquele cheiro de gás vazando. É sempre recomendável olhar no manual, mas em geral as velas devem ser trocadas a cada 20.000 km.

2)    Mantenha o alinhamento

Quando as rodas estão desalinhadas, o consumo do combustível também aumenta. Funciona da mesma forma de quando você pega um carrinho de compras desalinhado no mercado, e precisa fazer muito mais força para mantê-lo na direção certa. Com o carro, acontece da mesma maneira. Outro problema é que um carro desalinhado também desgasta os pneus mais rapidamente. A dica é fazer a verificação a cada 10.000 km.

3)    Verifique os pneus

E falando em pneus, não esqueça de calibrá-los sempre. Esse é um dos itens que pode mais influenciar no consumo. O consumo de combustível pode subir 15% se os pneus estiverem apenas 4 libras abaixo da pressão ideal. Além de economizar combustível, a pressão ideal ainda prolonga a vida dos pneus e exige menos da suspensão e direção.

4)    Seu carro não é quarto de bagunça

Parece óbvio, mas muita gente esquece. Carregar mais peso faz o consumo subir. Por isso, não use seu porta-mala como dispensa e não carregue peso desnecessário. Se for viajar e for possível (e não muito mais caro) fazer as compras no destino, considere essa possibilidade. Em média, 200 kg a mais geram até 20% de aumento no consumo.

5)    Tire coisas do teto Racks, bagageiros, pranchas, bicicletas e qualquer coisa que você possa colocar sobre o teto do veículo aumenta a resistência do vento e consequentemente o consumo do combustível. Sempre que possível, tire tudo que houver pendurado na parte externa do carro para não prejudicar a aerodinâmica.

6)    Não seja “pé-de-chumbo”

Os apressadinhos gastam mais combustível. Uma péssima mania é a de pisar no acelerador com o carro desengatado. Além de inútil, faz o motor trabalhar desnecessariamente e gastar combustível. Além disso, é bom não esticar muito as marchas. O ideal é manter o conta-giros em uma faixa média, para não desgastar o motor e não consumir muito combustível. Não eleva a rotação até o limite para trocar de marcha. Use esse recurso apenas se você realmente precisar ganhar aceleração muito rápido em algum caso de emergência. Isso vale mesmo para carros com marcha automática.

7)    Modere no uso do ar-condicionado

O ar-condicionado é uma maravilha em certas condições, mas ele é também um vilão do consumo de combustível. Se não for mesmo necessário, evite seu uso, pois ele pode elevar em média até 10% do consumo.

8)    Mantenha as janelas fechadas

Sabe a dica acima, sobre o ar-condicionado? Ignore-a, se você estiver dirigindo em uma estrada a velocidades superiores a 80 km/h. Em altas velocidades, o ar-condicionado é mais econômico do que manter as janelas abertas. As janelas abertas comprometem a aerodinâmica do carro e aumentam a resistência do ar, elevando o consumo até mais do que o próprio ar-condicionado. Claro, se for possível mantê-las fechadas e com o ar-condicionado desligado, isso é ainda melhor.

9)    Escolha caminhos com menos curvas e semáforos Se estiver com tempo livre, faça a experiência: tente empurrar seu carro com o volante reto e depois com o volante esterçado. Se você não quer fazer isso, eu te conto o resultado: o esforço no segundo caso é muito maior. Por isso, se você tem a opção de escolher um caminho com menos curvas e com menos semáforos, ele provavelmente será mais econômico. Nem sempre o caminho mais curto é o mais econômico.

Nenhum comentário: