sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Getúlio: Iberê tem ‘trampolim eleitoral’

Aldemar de Almeida
De Natal

Edilson Damasceno
Da Redação De Fato

A distribuição de brindes durante eventos denominados "Encontro pela Água" - desenvolvido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, ocupada pelo vice-governador Iberê Ferreira de Sousa (PSB), para chamar a atenção da população e garantir grande público nas apresentações feitas pelo próprio Iberê sobre um novo sistema adutor que será construído pelo Governo do Estado - vem levantando suspeita de que o interesse do vice-governador é de se apresentar ao eleitor e massificar seu nome, já que disputará a reeleição em 2010. Em abril do próximo ano, ele assumirá o Governo do Estado, substituindo a governadora Wilma de
Faria (PSB), que sairá do cargo para disputar uma vaga ao Senado.

Em pronunciamento na quarta-feira passada, o deputado estadual Getúlio Rego (DEM) denunciou o fato e afirmou que a medida se constitui em "trampolim eleitoral" para o vice-governador Iberê Ferreira de Sousa e que as pessoas estão frequentando os "Encontros pela Água" pelos brindes.

O deputado apresentou cópias de convite que foi distribuído nas casas para o encontro a ser realizado em Riacho da Cruz. Getúlio Rego disse que o governo tinha que explicar de onde estão vindo os recursos para que o povo daquela região conheça o pré-candidato a governador.

"Eu fui chamado de exagerado quando falei que tinha recebido informações sobre esses sorteios. Hoje, estou trazendo a cópia do convite que está sendo distribuído de casa em casa por moças fardadas. Está dito que quem comparecer ao encontro com o vice-governador e secretário Iberê Ferreira concorre a três geladeiras. E só participa do sorteio quem estiver presente. O Governo que está desgastado tem que dar presente para o povo ouvir a sua palavra, porque o povo está com medo de sair de casa. O secretário de Recursos Hídricos é pouco conhecido no Oeste. Isso é uma imposição. É propaganda subliminar para o candidato do governo no próximo ano", disse.

A deputada estadual Larissa Rosado (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa, pediu aparte para dizer que está havendo concursos de redação nas escolas sobre a água e os vencedores são premiados, afirmando que a marca do governo é a seriedade e a transparência.

Getúlio entregou cópias do convite com sorteio de geladeira à líder da bancada e disse que era estranho que uma empresa de construção, a KL Engenharia, estivesse coordenando atividades da área de educação.

"Não vamos colaborar com o silêncio, nem com a conivência. O que eu trago aqui colide com o que vossa excelência está dizendo. É uma verdadeira caravana do papai Noel pré-natalino. Não sou contra a distribuição de brindes, mas que seja de uma forma legal. Não se pode admitir que uma obra paga com o dinheiro de todos sirva de trampolim eleitoral", concluiu.


Empresa de engenharia coordena encontros

A assessora de imprensa do vice-governador Iberê Ferreira de Sousa, Juliana Celli, afirmou que o Governo do Estado não está distribuindo brindes e que não há irregularidade na ação porque não é o Estado quem está realizando a "mobilização social", e sim a empresa KL Engenharia, do Ceará. "Essa empresa foi contratada para fazer a mobilização social e está no contrato, realiza concurso de redação nas escolas e mobiliza a população", informou, acrescentando que os brindes sorteados nos eventos são pagos pela empresa.

Segundo a assessora, os eventos são realizados em parceria com Prefeituras e Câmaras Municipais. Até agora foram realizados 11 encontros. A assessora diz também que o sorteio dos brindes sempre ocorre depois das explicações de Iberê Ferreira de Sousa sobre o programa. Ela reconhece que é uma forma de fazer que o público acompanhe a programação até ao fim. "Ele nem está presente quando o sorteio ocorre", comenta.
Ela não explicou o fato de uma empresa do ramo de engenharia estar realizando mobilização social e educativa, mas afirmou que a equipe da KL engenharia vai de casa em casa para explicar aos moradores a importância do evento. "Estamos abertos a qualquer tipo de investigação. O que não se aceita é uma manobra para manchar uma imagem construída há muitos anos", disse, ao se referir ao vice-governador.

Nenhum comentário: