quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Uern recebe coleção de DVDs multidisciplinares



PAU DOS FERROS - O Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (Cameam), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), foi contemplado com uma coleção de DVDs multidisciplinares.



A coleção trata de temas culturais brasileiros numa abordagem temática coordenada por um dos projetos do Banco do Nordeste do Brasil.


As solicitações dessas coleções ao BNB, com as devidas exposições de motivos, foram feitas, respectivamente, pela professora Maria Lúcia Pessoa Sampaio, coordenadora do Projeto Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (Bale), vinculado ao Departamento de Educação do Cameam, e pelo diretor do Campus, professor Gilton Sampaio de Souza.


"Fazemos um agradecimento especial ao professor Lisboa Batista (DEC/Cameam), que nos repassou a informação sobre o programa do BNB destinado à doação de DVDs com tempo suficiente para fazermos as solicitações", destaca Gilton.


Segundo o professor, o acesso a informações similares levam ao fortalecimento do campus com a integração de novas opções de pesquisa, que resultam no engrandecimento da instituição como um todo.



"Ressaltamos a importância da circulação de informações sobre editais e programas desse tipo entre todos os que compõem o Cameam e a Uern como um todo", conclui Sampaio.


Os DVDs disponibilizados tratam dos seguintes temas:


- Nomes do Nordeste (duas coleções, com 10 DVDs cada)


Entrevistas com os cantores e compositores Tom Zé, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Xangai, Capinan, Fagner e Fausto Nilo, além do poeta e cantador Ivanildo Vila Nova, do artista plástico Sérvulo Esmeraldo, e do diretor teatral Aderbal Freire Filho


- Literato (duas coleções, com 10 DVDs cada)


No Literato, Ariano Suassuna e Antônio Nóbrega discutem os Romanceiros Ibérico e Brasileiro; o pesquisador musical carioca André Diniz lança o livro "Almanaque do Choro"; e o pensador Jessier Quirino declama sua poesia matuta.


- Papa XXI (duas coleções, com 10 DVDs cada)


Já o Papa XXI convida profissionais para debater temas como "O modernismo no teatro brasileiro", "Arte, educação e violência", "Cultura e imprensa", "Arte popular na contemporaneidade", "Interpretando a Bossa Nova" e "Carnaval e cultura".


O Mossoroense 16-01

Nenhum comentário: