sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Internet brasileira já atinge 39 milhões de pessoas no país


Número de pessoas com acesso residencial é de 30,1 milhões de brasileiros, enquanto o número de usuários residenciais ativos em outubro foi de 20 milhões de pessoas



Os avanços na inclusão digital no Brasil já são palpáveis. No terceiro trimestre de 2007, o País atingiu a histórica marca de 39 milhões de pessoas com acesso à internet. Esse número inclui todos os ambientes (residência, trabalho, escola, cybercafé, bibliotecas, telecentros etc) e refere-se a todos os brasileiros acima dos 15 anos. Esse número é 21% maior do que os 32,2 milhões de pessoas do mesmo período de 2006.


O total de pessoas com acesso residencial à internet em outubro de 2007 totalizou 30,1 milhões de indivíduos com dois anos ou mais, número 43,7% maior do que o do mesmo período do ano anterior. O número de internautas residenciais ativos em outubro de 2007 ficou ao redor de 20 milhões de indivíduos, oscilação negativa de 1% em relação a setembro. Também continuamos a ser o país com maior tempo médio de navegação residencial por internauta entre os 10 países monitorados pela Nielsen//Netratings, com 23h12min, 1 hora e 12 minutos mais do que em setembro e 2 horas e 42 minutos acima do tempo de outubro de 2006. Completam a lista dos cinco países com maior tempo por pessoa no domicílio a França (19h27min), os Estados Unidos (19h19min), Alemanha (18h22min) e Japão (18h21min).



As categorias com melhor desempenho por número de usuários residenciais em outubro, comparando com setembro, foram: “Ocasiões Especiais”, com crescimento de 17,3%, atingindo 3,2 milhões de internautas, “Viagens e Turismo”, que cresceu 5% e recebeu 5,1 milhões de visitantes únicos, “Governo e Empresas sem Fins Lucrativos”, com 4,2% de aumento, com visitas de 10,1 milhões de pessoas, “Casa e Moda”, que cresceu 2,8% em número de usuários, atingindo 6,5 milhões de brasileiros, além de “Finanças, Seguros e Investimento”, cujo crescimento no período atingiu 2,2%, recebendo a visita de 7,8 milhões de brasileiros. “As duas categorias que mais cresceram foram impulsionadas por ações individuais. No caso de “Ocasiões Especiais”, um site para envio de cartões de felicitação puxou o resultado da categoria para cima. Na área de “Viagens e Turismo”, várias empresas mostraram crescimento, em especial a Gol, impulsionada por publicidade on-line e pela seqüência de feriados de outubro e novembro deste ano”, afirma Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise de mercado do IBOPE.

Já no período de um ano, enquanto a internet residencial ativa cresceu 49% em número de usuários no período, algumas categorias cresceram muito mais: “Casa e Moda” (78%), “Viagens e Turismo” (75%), “Educação e Carreira” (56,6%), “Automotivo” (56,3%) e “Governo e Empresas sem Fins Lucrativos” (53,5%).

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