terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Prefeitos do PMDB querem rompimento com Rosalba e candidatura ao governo


Por: Alex Viana - Jonal de Hoje

Lideranças políticas estaduais, prefeitos e vereadores do PMDB, presentes à eleição do deputado Henrique Eduardo Alves como presidente da Câmara dos Deputados, ontem, em Brasília, defenderam, durante almoço na churrascaria “Porcão” e no jantar à noite na casa do parlamentar, a chapa Garibaldi Filho (PMDB) para o governo do Estado e Fátima Bezerra (PT) para o Senado, como o caminho para selar no Rio Grande do Norte a aliança que já acontece entre PT e PMDB no plano nacional.

Na avaliação de prefeitos e lideranças políticas do PMDB, o entendimento é de que o partido deve romper com o governo Rosalba Ciarlini (DEM), que consideram “descendo ladeira abaixo”, conforme constatação da última pesquisa Consult que apresentou índices de reprovação de quase 90% na capital do estado e de 70% no restante do estado.

Na avaliação de um deles, que participou dos encontros desta segunda-feira, “se o PMDB não romper com o governo Rosalba, é arriscado ir junto”, afirmou à reportagem, sob a condição de reserva do seu nome. Neste sentido, segundo este peemedebista, a “pressão” pelo rompimento, especialmente da parte dos prefeitos peemedebistas, é “muito grande”.

RESISTÊNCIA

O PMDB tem data para discutir a aliança com o governo Rosalba. Uma reunião partidária está agendada para o início de março. Hoje, o principal entrave para a renovação da aliança do PMDB com a governadora se encontra nas figuras políticas do ministro da Previdência, Garibaldi Filho, e do seu filho, o deputado estadual Walter Alves (PMDD). Henrique teria predisposição à acomodação.“O clima está ruim porque a pressão dos prefeitos está muito grande para abandonar o barco. Com isso, Waltinho e Garibaldi ficaram muito resistentes. Por Henrique, segurava”, revelou a fonte, concordando com o entendimento de que “esse governo está indo ladeira abaixo e, se PMDB não pular fora, vai junto”, afirmou. “Não é vantagem se comprometer”.

SUCESSÃO

Neste sentido, os peemedebistas avaliam que o partido deve lançar candidatura própria na sucessão de 2014. O nome de Garibaldi Filho, ex-governador do Estado, figura como preferencial para compor como cabeça de chapa. Havendo o rompimento, a defesa é por uma aliança com o PT da deputada federal Fátima Bezerra, que desponta como forte nome ao Senado Federal. Apesar disso, os nomes de Walter Alves e de Henrique não são de todo descartados como candidatos ao governo.“Garibaldi e Fátima é uma chapa muito forte, que tem condições de ir para a luta e vencer a eleição”, analisa o presidente do diretório do PMDB em Natal, Luiz Carlos. Ele defende como “caminho natural” do PMDB o rompimento com o governo Rosalba e a aliança com o Partido dos Trabalhadores. “O caminho natural é esse. Lógico que pode ter muitas conversas, para fazer uma grande chapa para o desenvolvimento do RN”, completou.

Segundo Luiz Carlos, “o Estado parou no tempo nessas ultimas gestões, assim como Natal, onde há vinte os problemas são os mesmos”. Por isso, ele defende que o PMDB tenha candidatura própria. “O nome mais forte, sem dúvida, é Garibaldi. Mas, nós temos outros nomes, como Walter e o próprio Henrique, que pode crescer agora como presidente da Câmara”, afirmou Luiz Carlos.

Como presidente da Câmara, Henrique poderá somar esforços nos próximos dois anos em Brasília e mostrar ao Rio Grande do Norte que pode usar as articulações em favor de um projeto para o Executivo. O presidente do PMDB em Natal declarou, ainda, que a eleição de Henrique é histórica. “Henrique vai ter agora uma força ainda maior de trazer muitos recursos e avanços para o RN, abrir o RN para o seu desenvolvimento, já que falta esse pulo para o nosso desenvolvimento e Henrique vai trabalhar por isso”. 

Hugo Manso cobra: “PMDB precisa resolver dubiedade”

O vereador Hugo Manso, do PT, defendeu na manhã desta terça-feira a efetivação de um bloco oposicionista para enfrentar o governo Rosalba Ciarlini, do DEM, nas eleições do próximo ano. Ele diz esperar que o PMDB, através da liderança do deputado Henrique Eduardo que se elegeu presidente da Câmara Federal, afaste o partido do Governo do Estado para acabar com a situação de dubiedade vivida pelo PMDB para se integrar a uma política de oposição firme e definida. “O PMDB tem que decidir o que quer no Rio Grande do Norte. Aqui é Rosalba e lá é Dilma (Rousseff, presidente da República)”, observa, acrescentando que “o governo  Rosalba Ciarlini acabou”. Perguntado se acredita na recuperação do governo Rosalba Ciarlini, Hugo Manso ironizou: “Eu só acredito nas bruxas e lobisomem do carnaval de Ponta Negra. Não acredito em saci, pirilampo nem no governo Rosalba. Passou o tempo dela”.

Ao analisar o quadro político, particularmente a sucessão estadual, o vereador Hugo Manso disse que o PT precisa iniciar a discussão para definir sobre o que quer para 2014, inclusive a possibilidade do Partido dos Trabalhadores apresentar candidatura própria ao Governo do Estado. “A hipótese do PT ter candidato a governador já foi externada pelo vereador Fernando Lucena. Essa é uma discussão que precisa ser aprofundada. A tarefa agora é saber quais os nomes a disposição do partido e os possíveis aliados em 2014”, ressalta o petista.

Nenhum comentário: