sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Agripino reage à eleição de Renan Calheiros para presidente do Senado


O líder do Democratas José Agripino (RN) reagiu à eleição já prevista de Renan Calheiros (PMDB-AL) para a Presidência do Senado. Momentos antes da votação, o senador potiguar ocupou a tribuna e lembrou que a Casa elegeria, em poucos instantes, o intérprete do Legislativo no Brasil. E frisou: ao contrário do Judiciário - que passa por um momento de boa análise perante a sociedade depois do julgamento do mensalão -, o Senado terá de dar respostas ao povo brasileiro sobre suas escolhas.

“O Poder Legislativo precisa se respeitar e para isso tem que ser respeitado como autoridade. Falo como líder e presidente de um partido que quer o melhor para o Brasil, que deseja que o Congresso Nacional seja reconhecido por trabalhar para o bem do meu país”, disse José Agripino, que declarou apoio ao senador Pedro Taques (PDT-MT), que também concorreu a vaga da Presidência.

Por 56 votos a favor, 18 contra, dois nulos e dois votos em branco, Renan Calheiros vai comandar os trabalhos da Casa pelos próximos dois anos. Mas terá muito a explicar: o novo presidente do Senado foi denunciado na última semana pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal pelos crimes de peculato (desvio de dinheiro público, 2 a 12 anos de cadeia), falsidade ideológica (1 a 5 anos de cadeia) e uso de documento falso (2 a 6 anos de cadeia).

 

Segundo Gurgel, Renan apresentou ao Senado em 2007 – ano em que renunciou a Presidência da Casa - notas frias e documentos falsificados para justificar a origem dos recursos que o lobista da empreiteira Mendes Júnior entregava, em dinheiro vivo, à mãe de sua filha, a título de pensão. Para a PGR, está provado que Renan não tinha condições financeiras de arcar com a pensão – e que não fez, de fato, esses pagamentos à mãe de sua filha. 

Crédito das fotos: Mariana Di Pietro

Nenhum comentário: