quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

COLUNA GASTRONOMIA SEM FRESCURA - POR ISMAELSON RÊGO



Safra de uva em 2011 deve ser a maior da história do Brasil

Estimativa do Instituto Brasileiro de Vinhos é de 640 milhões de quilos


Rio Grande do Sul foi afetado pelo La Niña, que provoca menos chuvas

A principal região vinícola do Brasil, a serra gaúcha, começou sua colheita e já aponta para a maior safra de uvas da história do país, com expectativa de 640 milhões de quilos, somente no Rio Grande do Sul. Isso representa um incremento de 20% em relação à safra passada, de acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

A estimativa foi feita na segunda semana de janeiro. “Devemos colher mais de 640 milhões de quilos de uva mantidas as condições climáticas favoráveis, sem ocorrência de chuvas de granizo, por exemplo”, projeta o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Júlio Fante.


Na safra anterior, de 2010, foram colhidos 526,89 milhões de quilos de uva nos parreirais gaúchos, responsáveis por cerca de 90% da produção brasileira de uva e derivados. A maior safra já colhida no RS foi em 2008, com 634 milhões de quilos de uva.

“Estamos tendo um bom equilíbrio entre chuva e sol, o que tem favorecido a maturação das uvas. A qualidade das uvas recebidas pelas vinícolas esta semana está muito boa, o que nos anima a projetar uma excelente safra”, comenta.



Expectativa é de 640 milhões de quilos, somente no Rio Grande do Sul

Em termos qualitativos, Júlio Fante projeta uma safra igual ou superior a de 2005, considerada a melhor da década. “Além do clima que está sendo favorável, agora as empresas estão melhor capacitadas, investiram em novas tecnologias e possuem mais conhecimento para elaborarem produtos de qualidade superior”, argumenta.

Em 2005, como agora, o Rio Grande do Sul foi afetado pelo fenômeno La Niña, que provoca menores ocorrências de chuvas na primavera e no verão no Rio Grande do Sul. “O resultado é um clima mais seco, com menos umidade, que favorece a produção de uvas com mais açúcar e, por conseqüência, a elaboração de produtos de melhor qualidade”.
Fonte: Portal Deguste.

Nenhum comentário: