terça-feira, 25 de novembro de 2008

Senado homenageia Machado de Ass

Nesta terça-feira (25), o Senado presta homenagem ao escritor Machado de Assis na passagem do centenário de sua morte, ocorrida a 29 de setembro de 1908. Às 10h, o jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo será lembrado em sessão especial requerida pelo senador Marco Maciel (DEM-PE) com o apoio de outros senadores. Maciel também foi autor do projeto que instituiu 2008 como o Ano Nacional Machado de Assis (Lei 11.522/07).

Além da sessão especial, será aberta a exposição Machado Vive, no hall entre as Alas Tancredo Neves e Teotonio Vilela. No local, serão exibidos painéis com fotos e reproduções das obras do escritor, cedidos pela Academia Brasileira de Letras (ABL). A abertura da mostra ocorrerá logo após a sessão e as peças poderão ser vistas até 16 de dezembro.

Em seguida, na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, haverá distribuição de publicações relativas à obra do escritor, entre as quais a reedição de Machado de Assis, Ensaios e Apontamentos Avulsos, lançado em 1959 pelo jornalista e escritor Astrojildo Pereira; uma edição compacta de O Velho Senado, editada pelo Conselho Editorial do Senado; o manuscrito do poema Casamento do Diabo, além de CDs com a gravação de três programas da Rádio Senado sobre o escritor.

Cristina Vidigal / Agência Senado

Nenhum comentário: