segunda-feira, 17 de novembro de 2008

CAMEAM - DEPARTAMENTO DE LETRAS REALIZA PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR

O Departamento de Letras do Campus Avançado Professora Maria Elisa Albuquerque Maia (CAMEAM) abriu Processo Seletivo para professor substituto, com contratação imediata. Está sendo oferecida 1 (uma) vaga para professor de ESPANHOL (40 horas semanais) e 1 (uma) vaga para LINGÜÍSTICA (20 horas semanais).

Os docentes selecionados atuarão ainda no Semestre 2008.2. Também será feito cadastramento do demais aprovados para futuras contratações.

Mais informações, passar e-mail para dl_pferros@uern.br ou ligar para (84) 3351.2560 – 2275, e falar com o Curso de Letras. Veja abaixo o comunicado com as informações do processo seletivo:


COMUNICADO

O Departamento de Letras/CAMEAM, no uso de suas atribuições acadêmico-administrativas, torna público o processo seletivo para cadastramento e classificação de professores da área de Lingüística do curso Letras.

DO CRONOGRAMA


1. Inscrições: de 11 a 17 de novembro de 2008 (no Departamento de Letras, das 8h às 11h e das 17h às 21h30min, com Mary Jeane (matutino) e Marta Maria (noturno)

2. Prova Escrita: 18/11/08, das 9h às 12h;

3. Divulgação dos aprovados na prova escrita e sorteio do tema da aula de didática: 19/11/08, às 10h.

4. Prova didática: 20/11/08, a partir das 10h.

Observação: a ordem de sorteio e apresentação obedecerá à ordem de inscrição;

5. Análise do curriculum vitae: 21/11/2008;

6. Resultado final: 21/11//2008 no Departamento de Letras – DL, a partir das 20h.

DAS VAGAS: Os candidatos serão convocados de acordo com a necessidade do Departamento de Letras/CAMEAM, com contrato de 20 horas semanais, para lecionarem, no semestre 2008.2, disciplinas na área de Lingüística, no Campus Avançado “Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM e/ou no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal – NAESU.

DOS CRITÉRIOS:

1. Podem concorrer os candidatos graduados em Letras (Habilitação em língua portuguesa e respectivas Literaturas);

2. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar Curriculum Vitae com documentos comprobatórios;

3. A seleção constará de prova escrita, prova didática e prova de títulos;

4. Critérios avaliativos da prova escrita: adequação ao tema/questão proposto(a); domínio do conteúdo; encadeamento lógico das idéias; poder argumentativo; aspectos lingüístico-gramaticais.

5. Critérios avaliativos da aula didática: Plano de aula, considerando: coerência entre o conteúdo, objetivos, metodologia e avaliação; domínio do conteúdo; metodologia.

Observação: Deverá ser entregue à Banca Examinadora 03 cópias do Plano de Aula.
6. Temas para a prova escrita e a serem sorteados para a aula didática:
A Lingüística saussureana;
Conceitos de texto e fatores de textualidade;
Teorias de aquisição da linguagem;
A concepção dialógica da linguagem bakhtiniana.

7. Bibliografia sugerida:

ANTUNES, I.. Lidar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
BRAIT, B. (org.) Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. 2. ed. Rev. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2005. p. 87-98.
CARVALHO, C. de. Para compreender Saussure. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
COSTA VAL, M. da G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997
COSTA VAL, M. da G. Repensando a textualidade In: AZEVEDO, J. C. (Org.) Língua Portuguesa em debate: conhecimento e ensino, Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p.34-51.
KOCH, I. G. V. Introdução à Lingüística Textual. São Paulo: Contexto, 2004.
SCARPA, E. M.. Aquisição da linguagem. In:MUSSALIN, F; BENTES, A. C. (orgs.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2004. v.1, p. 2003-232.
SAUSSURE, F. Curso de Lingüística Geral. São Paulo: Cultrix, 2000. p. 15-147.

DA CLASSIFICAÇÃO:
1. Será considerado classificado e cadastrado o concorrente que obtiver nota igual ou superior a 7.0.
2. A classificação obedecerá à ordem decrescente da média aritmética das três avaliações.



por: Marcio Alexandre da Conceição

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