segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Professora da UERN (Pau dos Ferros), Lúcia Pessoa, tem Projeto de Extensão premiado entre os 05 melhores do BRASIL.

A Profa. Dra. Maria Lúcia Pessoa Sampaio, do Departamento de Educação do Campus de Pau dos Ferros (UERN), recebeu, no último dia 12 de novembro, do MEC (Ministério da Educação) e do MINC (Ministério da Cultura), o TROFÉU VIVA LEITURA, em homenagem ao Projeto BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas), como um dos 05 melhores do BRASIL na área.

foto: blog do Capote


A Solenidade de entrega do Prêmio aconteceu às 20h do dia 12 de novembro, no MASP (Museu de Arte de São Paulo), em São Paulo/SP, com a presença do MEC (Ministério da Educação), do MINC (Ministério da Cultura), do PNLL (Plano Nacional do Livro Didático), da OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos), do CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da UNDIME (União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação), da Fundação Espanhola SANTILLANA e da organização central do Prêmio Viva Leitura.

Além de representantes de todos esses órgãos, foram convidados, entre outras personalidades, para a Solenidade da Entrega do Prêmio, o Ex-Ministro da Educação e Ex-Senador Cristóvão Buarque, o cantor Jairzinho (para uma homenagem aos premiados), e a profa. Justina Iva (Presidente da UNDIME e Secretária Municipal de Educação de Natal), que foi a autoridade escolhida, pela organização do evento, para entregar o TROFÉU VIVA LEITURA à premiada Maria Lúcia Pessoa Sampaio, da UERN. Também prestigiaram a entrega do TROFÉU, as professoras doutora Arilene Medeiros e doutorandas Francisca de Fátima Araújo e Sílvia Costa, do Departamento de Educação da UERN ( Campus de Mossoró), e o professor doutor Joaquim Barboza, da UMESP (Universidade Metodista de São Paulo), como convidados especiais da professora Lúcia Pessoa.

O Projeto BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas) é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e ao Departamento de Educação, em parceria com o Departamento de Letras, do Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Atuando em espaços escolares e não escolares dos bairros RIACHO DO MEIO e SÃO GERALDO, no município de Pau dos Ferros/RN, o Projeto BALE se propõe viabilizar o acesso ao texto literário à comunidade de baixa renda do município de Pau dos Ferros, estimulando o gosto pela leitura por meio do contato com textos escritos e com outras linguagens, e, em específico: (i) formar leitores e incentivar o gosto pela leitura; e (ii) aperfeiçoar a formação dos alunos universitários, na área de Letras e Pedagogia, desenvolvendo, nos mesmos, a competência leitora, o senso crítico, a criatividade e o compromisso social.

Segundo a professora Lúcia Pessoa, o Troféu Viva Leitura a estimulou a pensar na expansão do Projeto BALE para outros bairros de Pau dos Ferros e para outros municípios. No entanto, para isso, ela aguarda demonstração de interesse de gestores públicos e de responsáveis pela educação nos municípios dessa região para firmarem parcerias. Ele espera, ainda, a demonstração de interesse de empresas públicas e privadas da região, no intuito ampliar a relação das instituições patrocinadoras do BALE.

Esse Projeto é de responsabilidade da professora dra. Maria Lúcia Pessoa Sampaio , e tem, nessa fase, como coordenadora operacional, a professora Ms. Maria Eliza do Nascimento (do Departamento de Letras). Da equipe executora, que é constituída por alunos (bolsistas e voluntários) e professores dos Cursos de Letras e de Pedagogia do CAMEAM/UERN, participam 24 pessoas.

O BALE tem patrocínio do BNB (Banco do Nordeste do Brasil), por meio do BNB de Cultura, e da própria UERN, que o mantém, assegurando carga-horária docente e transportes para condução das equipes realizadoras e do acervo bibliográfico.

Em nome de todos os que fazem o Campus de Pau dos Ferros (UERN), PARABENIZAMOS a professora Lúcia Pessoa e toda a sua equipe: (i) pelo merecido TROFÉU VIVA LEITURA, como um dos 05 melhores do Brasil; (ii) por colocar a nossa instituição em destaque nacional na área de produção e disseminação do conhecimento; (iii) pela qualidade técnica e pela dimensão social do Projeto BALE. O CAMEAM se sente mais academia e mais sociedade com ações desse porte.

Maiores informações sobre o BALE, entrar em contato com malupsampaio@ig.com.br e, para informações sobre toda a premiação (outras categorias e outros prêmios do VIVA LEITURA), acessar www.premiovivaleitura.org.br

Atenciosamente,
Prof. Gilton Sampaio de Souza
Diretor do CAMEAM/UERN

Nenhum comentário: