segunda-feira, 3 de março de 2008

Garibaldi questiona crítica de Lula à Justiça e ao Congresso

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil


Brasília - O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), questionou hoje (29) as críticas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Judiciário e ao Legislativo. Lula comentou ontem a postura de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) diante das ações do Executivo em anos eleitorais.

“Se a teoria deles valer, nós paramos de governar o país, porque eu não posso governar no ano em que tem eleição presidencial e não posso governar no ano em que tem eleição municipal", disse Lula, em discurso na inauguração de viaduto em Aracaju. "Seria tão bom se o Poder Judiciário metesse o nariz apenas nas coisas deles, o Legislativo apenas nas coisas deles e o Executivo apenas nas coisas deles. Nós iríamos criar a harmonia, que está prevista na Constituição, para que a democracia brasileira seja efetivamente garantida."

“Isso que ele criticou é a última crítica que deveria fazer”, disse Garibaldi. “O Congresso tem legitimidade para recorrer [à Justiça] quando se sentir atingido”, completou.

Lula disse que a oposição está entrando na Justiça para evitar que ele faça as políticas que não foram feitas durante os governos anteriores.

Na última terça-feira (26), DEM e PSDB entraram com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o programa Territórios da Cidadania, lançado no dia anterior.

O programa reúne 135 ações de desenvolvimento regional e de garantia de direitos sociais, envolvendo 15 ministérios. A previsão é de que neste ano sejam beneficiados 958 municípios com áreas de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A previsão para 2008 são R$ 11,3 milhões de investimento

Nenhum comentário: