Portalegre na Mídia
Fonte: jornal O Mossoroense -17-08-07
Pessimismo marca safra de caju em Portalegre
A safra de caju, uma das principais atividades econômicas da cidade serrana de Portalegre, deverá se manter abaixo da média de anos anteriores.
Esta é a estimativa dos produtores da cidade serrana que avaliam com pessimismo a expectativa voltada para 2007.
A avaliação teria como base, observações colhidas em outras áreas da produção como o segmento da subsistência e de outras frutíferas como é o caso da pinha (fruta-do-conde) e da manga.
"O que temos acompanhado neste ano é uma redução das produções de feijão e milho e até mesmo de fruteiras como a pinha que mantém importância econômica para o município e a manga", destaca Neto da Emater, um dos coordenadores do projeto que estimula a produção de caju e castanha na cidade serrana.
Segundo Neto, a forma como se deu as chuvas neste ano pode ter ligação direta com a possível queda na produção do caju portalegrense.
"Não existe nenhuma confirmação científica, mas estamos trabalhando com a possibilidade de queda na produção que caso se confirme terá motivação na forma como se deram as chuvas deste ano", destaca Neto da Emater.
A produção de caju e castanha é uma das principais atividades econômicas da cidade serrana. Com uma unidade de beneficiamento instalada em regime de cooperativa, parte da produção é comercializada com estados como Sergipe, gerando ocupação e renda para centenas de famílias.
Sem confirmações científicas prévias, mesmo diante de uma forte tendência, existe a esperança de que a produção, que é prevista para iniciar na transição dos meses de setembro e outubro, possa reagir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário