sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Felipe Maia defende inclusão do RN


O deputado Felipe Maia (DEM) fez um pronunciamento ontem na Câmara dos Deputados criticando a não-inclusão do Rio Grande do Norte no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, conhecido como PAC da Segurança do governo federal. ‘‘Novamente o RN foi esquecido’’, acusou o deputado, que citou a alta criminilidade de municípios da região Oeste do estado como justificativa para a inclusão no programa.
De acordo com levantamento apresentado pelo parlamentar, 11 regiões metropolitanas foram contempladas com esse programa: São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Salvador, Maceió, Recife, Brasília, Curitiba e Porto Alegre. Segundo divulgado, o governo Lula vai investir nestas regiões mais de R$ 6,7 bilhões, até 2012.

O deputado questionou os critérios do governo para distribuir verbas para segurança pública. ‘‘Será que a equipe de Lula não conhece o Mapa da Violência nos Municípios Brasileiros - divulgado pela Organização dos Estudos Ibero-Americanos - onde aparecem sete municípios do Rio Grande do Norte entre os mais perigosos e com maior índice de criminalidade no Brasil? Entre eles estão Frutuoso Gomes, Almino Afonso, Caraúbas, Lucrécia, Messias Targino e Ipanguassu’’, apontou Maia.

Para o parlamentar democrata, não é possível entender como o governo ‘‘insiste em discriminar o Rio Grande do Norte’’. ‘‘Não há como fazer calar a pergunta. Por que Lula não se lembra do Estado que ele tantas vezes visitou, e onde no segundo turno, recebeu 952 mil votos? Por que a área segurança do meu Estado ficou de fora deste pacote?’’, perguntou .

Na opinião de Felipe Maia, os critérios de Lula não são coerentes. ‘‘Primeiro porque todos os Estados requerem investimentos na área de segurança. Segundo, do ponto de vista político, Lula não contempla nem seus aliados, como a governadora Wilma Maria de Faria (PSB)’’.

Nenhum comentário: