quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Rosalba diz que prefeitos saíram insatisfeitos de encontro com Lula

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) disse nesta quarta-feira (11) que os prefeitos
saíram insatisfeitos do encontro com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. A senadora defendeu a destinação de mais recursos aos municípios, via reforma tributária, argumentando que a Constituição descentralizou as ações, mas não descentralizou os recursos na proporção necessária para que os prefeitos possam atender à população.

Lembrando que o presidente manifestou irritação com a imprensa por afirmar que o encontro com os prefeitos tinha um caráter eleitoreiro, de promoção de Dilma Rousseff como candidata à sua sucessão, a senadora relatou que em frente ao centro de convenções, local do encontro, foi montado um estúdio fotográfico para fazer fotomontagens em que, por apenas R$ 30, os prefeitos poderiam ser retratados ao lado de Lula e Dilma.

- Será que não viram isso? Se o presidente Lula estava preocupado que o encontro tivesse um caráter politiqueiro, deveria ter tomado providências. Aquilo era uma propaganda escancarada. Não é possível que isso esteja acontecendo e ninguém veja ou tome conhecimento. Isso pode ser interpretado como uma forma de fazer campanha eleitoral antecipada - assinalou.

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) disse, em aparte, que concorda com Rosalba e que os prefeitos precisam vir para encontros como esse e receber uma agenda ainda mais consistente.

- Não podemos negar que o governo federal tomou algumas providências, com a do INSS, mas o que foi lançado pela Confederação Nacional dos Municípios é absolutamente verdadeiro. Os prefeitos precisam da aprovação de mais recursos para a saúde, da aprovação dos precatórios e de uma fonte mais estável de recursos - afirmou.

O senador José Nery (PSOL-PA) também defendeu a ampliação do "bolo" de recursos para os municípios.

Da Redação / Agência Senado

Um comentário:

Erasmo disse...

Ampliação do "bolo" de recursos para os municípios parece até piada.

Ora grande parte dos municípios vivem com suas folhas inchadas por excesso de cargos comissionados, contratações irregulares, débitos de dívidas trabalhistas pendentes e isso é só o começo do buraco.

Não é o repasse do Fundo de Participação dos Municípios que é pouco e sim a falta de competência do executivo em administrar seus recursos.

A gente é que não pode cair nessa!!! temos que cobrar dos nossos gestores que cumpram seu papel da melhor forma possível, com competência e responsabilidade.

Afinal de contas tão lidando com o dinheiro do povo.