sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Oposição tem primeiro candidato a reitor que não integra Campus Central

A chapa de oposição para a eleição de reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) tem entre seus trunfos a aposta em um candidato que não atua no Campus Central, situado em Mossoró. É o caso do diretor do Campus Avançado de Pau dos Ferros, Gilton Sampaio.

É a primeira vez que um professor que atua em outra praça de ensino da Uern disputa o cargo. Gilton Sampaio afirma que um candidato lotado fora do campus de Mossoró possui maior sensibilidade para entender as necessidades dos campi e núcleos da instituição de ensino superior. "O que me habilita para ser candidato a reitor é a minha experiência em cargos administrativos e nos conselhos da universidade. Por estar afastado do Campus Central, conheço melhor a situação dos núcleos", frisa.
Para o candidato, o fato de a oposição ter participado da administração do reitor Milton Marques nos últimos quatro anos não coloca sua postulação em contradição. "Não foi toda a oposição que integrou a administração atual; apenas uma parte. O grupo que compõe a oposição é heterogêneo. A maior parte desse grupo permaneceu fora, mesmo sem ficar aparecendo na imprensa com crítica, mas se você pegar as atas das reuniões de conselhos verá a existência dessas críticas", argumenta.

Gilton Sampaio afirma que não espera uma disputa pautada pelo radicalismo. "Espero uma campanha limpa e sem radicalismo até mesmo pelo temperamento tranquilo e ético do reitor", acrescenta.


PROPOSTAS

O candidato Gilton Sampaio enumerou como propostas principais de sua candidatura: dedicação exclusiva dos professores; verticalização do ensino (investimentos em pós-graduação); internacionalização da universidade; capacitação docente; fixação de doutores; investimentos no setor de transporte e expansão universitária planejada.

O Mossoroense 13-02

Nenhum comentário: