domingo, 10 de agosto de 2008

Quatro cidades terão um só candidato

Oeste – Pelo menos três prefeituras da 63ª Zona Eleitoral, sediada em Portalegre, formada por quatro municípios, terão candidaturas únicas para o cargo do executivo no pleito eleitoral de 5 de outubro próximo. A própria sede da comarca (Portalegre), Viçosa e Tabuleiro Grande apresentaram ao Tribunal Regional Eleitoral apenas um candidato ao cargo.

A população de Riacho da Cruz, quarto município da zona, esperava que apenas o prefeito Marcos Aurélio (DEM) aparecesse como candidato nessa eleição, porém, no último minuto e, após vencer os trâmites da Justiça, o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou candidato ao executivo. Se não fosse esse fato, a 63ª zona seria a única comarca do Estado onde não haveria disputa entre os postulantes.

Em Portalegre disputará o cargo apenas o prefeito Euclides Pereira (PMDB), que depois de muita negociação conseguiu o consenso impedindo que o vereador Ribamar de Lima (PSB), única liderança da oposição na cidade, lançasse o seu nome para o cargo.
Segundo Euclídes, o episódio só foi possível devido a intervenção do senador Garibaldi Filho (PMDB) que através da governadora Wilma de Faria (PSB), solicitaram a desistência do edil.

Em Viçosa, a prefeita Maria José (PTB) volta a postular uma candidatura única, a exemplo do que aconteceu em 2004, quando ela saiu sem adversário. Para vice ela indicou Terezinha Martins Silveira (DEM), partido com o qual fez aliança.
Para a prefeita, que conta com o apoio irrestrito do ex-prefeito Toinho da Miragem, o desempenho do seu trabalho e o respeito com a população e adversários foi responsável pela condição da candidatura solitária.

Mesmo assim, o ex-prefeito Francisco Gomes Pinto (Xixico Pinto), única liderança da oposição, já garantiu que no próximo pleito sua família lançará candidato para concorrer contra o governismo e encerrar a seqüência de candidaturas únicas na cidade.

Em Tabuleiro Grande, a prefeita Maria Mirian também disputa o executivo como única candidata. Durante toda a sua gestão ela trabalhou para agregar forças e evitar o confronto no pleito desse ano.

Com a ausência de disputa no executivo, a briga se transfere para o legislativo. A disputa entre os candidatos não se resume apenas aos votos e bases eleitorais, mas a possibilidade de ganhar a liderança e com apoio do executivo, ser escolhido como candidato a prefeito daqui a quatro anos.


Justiça e MP garantem que rigidez será a mesma

Os representantes da Justiça, juiz André Melo e do Ministério Público, promotor Ricardo José, deixaram claro que mesmo existindo candidaturas únicas nesses municípios a rigidez da lei prevalece e a fiscalização será a mesma.

“A busca pela legalidade será a mesma. A Justiça não se acomodou pelo fato de haver candidaturas únicas nos municípios”, esclareceu André, enfatizando que a Justiça está atenta as denúncias que poderão aparecer até o fim do pleito.

Já o promotor Ricardo José acredita que devido a existência de candidaturas únicas haverá maior dificuldade na fiscalização por causa da falta de oposição que aponte os possíveis erros dos candidatos. “É uma peculiaridade negativa, desse ponto de vista”, adianta.

Ele alerta os candidatos que o fato de estarem sozinhos na campanha não quer dizer que podem fazer tudo. “Estaremos vigilantes dentro da lei para evitar abusos dos candidatos”, disse Ricardo.

Para o promotor, os pontos positivos é que além de baratear os pleitos, aumenta a possibilidade de haver menos corrupção no decorrer da eleição.


Marcos Aurélio irá enfrentar candidato do PT

O prefeito de Riacho da Cruz, Marcos Aurélio (DEM), até já tinha divulgado que seria candidato único no pleito desse ano, porém, no último instante, o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou o nome do vaqueiro Tomaíldes Ribeiro para disputar a prefeitura.

Primeiro ele teve problema para registrar a chapa majoritária devido ter apresentando um candidato a vice com menos de 21 anos, idade inferior ao permitido pela lei eleitoral. Depois teve de superar os entraves para consolidar a chapa proporcional.

Na ausência de nomes para compor a chapa de vereadores, Tomaíldes lançou o nome de dois dos seus filhos. Durante o dia ele trabalha como caseiro numa fazenda do ex-prefeito de Viçosa, Xixico Pinto, e só a noite aparece para fazer a campanha.
Para o prefeito Marcos Aurélio, a candidatura de Tomaíldes é legítima e ele irá respeitar, embora admita que tenha o apoio de seu pai e de uma de suas filhas. Marcos Aurélio repete a mesma chapa passada, quando substituiu a prefeita Bernadete Rego (DEM), mantendo como vice Valdeni Negão.

Fonte: Jornal de fato 10-08

Nenhum comentário: