quinta-feira, 29 de novembro de 2012

UNICEF certifica 46 municípios do RN pelos avanços nos direitos da infância e adolescência



O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) anunciou os municípios certificados com o Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 nesta quinta-feira (29), durante cerimônia no Museu Nacional, em Brasília. O Selo é uma iniciativa do UNICEF, em parceria com a Petrobras e a Rede Energia. A lista completa dos municípios certificados está publicada no site www.unicef.org.br.



O Selo UNICEF Município Aprovado busca fortalecer as políticas públicas municipais que garantem os direitos da infância e adolescência. Ao todo, 399 municípios do Semiárido (AL, BA, CE, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE) e da Amazônia Legal Brasileira (AC, AM, AP, MA, MT, PA, RO, RR e TO) foram reconhecidos pelos seus avanços na melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes. No Semiárido, foram certificados 279 municípios, e 120, na Amazônia. Esses números correspondem a 22% do total dos 1.799 municípios que aderiram ao Selo em 2009.

No Estado do Rio Grande do Norte foram 46 ganhadores, entre eles: Riacho da Cruz, Viçosa, Rodolfo Fernandes, Encanto,  Martins e Dr. Severiano. Portalegre, cidade, literalemnte, cercada de  municípios vencedores do prêmio, sequer se classificou como finalista.


Pacto Nacional

Durante a cerimônia, também foram renovados o Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e a Agenda Criança Amazônia. Os dois compromissos buscam somar forças entre governo federal, governos estaduais, organizações da sociedade civil, organismos internacionais e empresas privadas para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio no Semiárido e na Amazônia.

Estiveram presentes no evento o Representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl; a Ministra-Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; a Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; a Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário; e a Ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros; os Governadores Cid Gomes, do Ceará; Ricardo Coutinho, da Paraíba; Eduardo Campos, de Pernambuco; Wilson Martins, do Piauí; Rosalba Ciarlini, do Rio Grande do Norte; e Confúncio Moura, de Rondônia; e o Senador Cristovam Buarque, do Distrito Federal, além de prefeitos, conselheiros de direitos e articuladores municipais.
A partir da próxima semana, os municípios receberão os troféus e os certificados de reconhecimento e participação em cerimônias organizadas em cada uma das capitais dos Estados envolvidos.



Veja os municípios ganhadores do RN:
 
Selo UNICEF Município Aprovado, Edição 2009-2012 - SAB
Municípios Finalistas do Rio Grande do Norte (RN):46 municípios
 

1 Acari
2 Alto do Rodrigues
3 Angicos
4 Areia Branca
5 Campo Grande (ex-Augusto Severo)
6 Baraúna
7 Bodó
8 Carnaúba dos Dantas
9 Ceará-Mirim
10 Cerro Corá
11 Cruzeta
12 Doutor Severiano
13 Encanto

14 Florânia
15 Frutuoso Gomes
16 Ielmo Marinho
17 Ipanguaçu
18 Ipueira
19 Itaú
20 Jardim do Seridó
21 Jucurutu
22 Lucrécia
23 Major Sales
24 Martins
25 Mossoró
26 Olho-d'Água do Borges
27 Parazinho
28 Parelhas
29 Pendências
30 Rafael Godeiro
31 Riacho da Cruz
32 Riacho de Santana
33 Rodolfo Fernandes
34 Santa Cruz
35 Santo Antônio
36 São João do Sabugi
37 São José do Campestre
38 São José do Seridó
39 São Miguel
40 São Paulo do Potengi
41 São Tomé
42 Serra Negra do Norte
43 Tenente Laurentino Cruz
44 Venha-Ver
45 Vera Cruz
46 Viçosa 
 

Nenhum comentário: